Já viu o N800, o tablet da Nokia?




Quem vê gosta – e gosta ainda mais ainda quando põe a mão no aparelhinho. O N800 não é um celular, mas um tablet muito pequeno, movido a Wi-Fi ou a rede celular de outros aparelhos. Nasceu para navegar na web, ver vídeo, usar mensagem instantânea, mandar e-mail e falar por VoiP. Chega nas lojas brasileiras nas próximas semanas.



Com 14 centímetros de largura por 7,5 de altura, o N800 é pequeno o suficiente para levar em qualquer bolsa, por menor que seja, mas grande demais para colocar num bolso comum. A tela touchscreen, de 800 X 480 , tem ótima ótima definição e brilho – e é explorada ao máximo, a cada pixel, pelo Opera, um browser tão escandinavo quanto o N800. Nada lembra o irritante aperto de páginas web em smartphones. Vídeos e fotos têm espaço para crescer e aparecer.



Para mim o ponto alto do N800 é a interface multiopção. Dá para usar um pequeno teclado qwerty virtual com canetinha ou, com uma simples pressão de um dedo, ampliar radicalmente o teclado e escrever dali para frente direto com os dedos. Também é possível escrever com a canetinha como se escreve à mão em papel. Quem domina o Graffiti, da Palm, tira de letra, embora o reconhecimento de escrita não seja idêntico nos dois sistemas.



Usei o N800 numa rede Wi-Fi com banda da Telefônica de 1 megabit. A navegação foi rápida, sem soluços. O aparelho já vem com Google Talk e tem um esquema idiot proof para baixar outros aplicativos básicos. O Skype funcionou bem, como sempre costuma funcionar. Para falar com o MSN, o INFOLAB instalou o Gaim, um programa de mensagem instantânea multiplataforma. Explica-se: o Internet Tablet OS 2007, o sistema do N800, é baseado em Linux.



Como não existe nada perfeito em tecnologia, o N800 também tem suas limitações. Embora toque MP3, o som não é lá dessas coisas. Se comparado, nesse aspecto, com o iPod Touch, da Apple, perde longe. Sem recursos sofisticados de agenda e contatos, e sem sincronizar com o PC, o N800 também fica atrás de smartphones como Moto Q e E61i, da própria Nokia, como ferramenta de trabalho. Em outros quesitos, fica muitíssimo bem na fita. O acabamento é show e a facilidade de uso impressiona.



O mais difícil é achar uma categoria para enquadrar o N800. Ele não é um tablet convencional, completo com todos os aplicativos de um PC e outros recursos a mais. Tampouco é um celular, porque nem tem SIM card - só pode entrar numa rede celular por um outro aparelho, conectado por Bluetooth, ou por Wi-Fi.



Na prática, o N800 é um dispositivo de internet sob medida para quem tem acesso fácil a hotspots. Quem viaja muito, e vive em aeroportos ou hotéis, por exemplo. Ou loucos por internet que não querem levar notebook para todo lado e fazem questão de navegar a qualquer hora e em qualquer lugar em telas um pouco maiores que as oferecidas pelos pelos smartphones, usando a rede celular. Para essas pessoas e para quem vive na estrada, o N800 pode ser um achado.


O aparelho vai chegar às lojas neste final de mês com o preço sugerido de 1.499 reais, segundo a Nokia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip