Dispositivo gera eletricidade para carregar aparelhos eletrônicos durante caminhada

Foto Divulgação

Rio - Um dos maiores problemas dos aparelhos eletrônicos é a recarga da bateria. Mas cientistas americanos e canadenses desenvolveram uma forma de carregar celulares, MP3 ou outros dispositivos sem precisar ligá-los na tomada.

Um dispositivo instalado nas pernas gera eletricidade enquanto o usuário caminha. Chamado de "Power Walking" (força através da caminhada), a invenção é similar à forma com que automóveis híbridos acumulam energia dissipada ao pisar nos freios - e a "reciclam" para uso no deslocamento do veículo.

O dispositivo armazena parte da energia cinética dos movimentos das pernas e transforma em 5 Watts de energia elétrica em caminhadas leves. O resultado é suficiente para fazer funcionar dez celulares simultaneamente ou os laptops de baixo custo que estão sendo testados em países em desenvolvimento, como o Brasil.

O aparelho pesa cerca de 1,5 Kg, e foi testado em voluntários. Os usos variam e a prótese pode ser usada para carregar bombas de insulina implantadas ou para diminuir o fardo de soldados, que não precisariam carregar pesadas baterias de modo a operar dispositivos eletrônicos cada vez mais comuns em campos de combate.

Segundo Lawrence Rome, cientista da Universidade da Pensilvânia que desenhou o protótipo há anos atrás, esse é o mais sofisticado modo de produzir energia mecânica na atualidade. "Outras pessoas já haviam pensado em retirar energia das juntas, mas apenas esse grupo foi capaz de extraí-la dos movimentos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip