LiMo prepara lançamento de plataforma Linux para telefonia

Telecomunicações


Primeira versão do software de plataforma aberta para telefones móveis deve ser lançada em março deste ano. Na próxima semana sai a versão beta dos APIs.


A LiMo Foundation planeja lançar em março a primeira versão de sua plataforma de software Linux para telefones móveis, com aparelhos rodando o software logo em seguida. O objetivo da LiMo é oferecer aos fabricantes de aparelhos uma plataforma aberta e independente de hardware que ofereça um ambiente seguro para o download de aplicativos.

Para Morgan Gillis, diretor executivo da LiMo Foundation, “publicar o código em tempo é uma coisa, mas colocar os aparelhos em funcionamento nas mãos dos consumidores é um ponto importante a provar. Isso vai acontecer muito em breve”.

Na segunda-feira (11/02), a fundação vai publicar uma versão beta das APIs (application programming interfaces), permitindo que os desenvolvedores comecem a escrever aplicativos. O executivo explicou que as APIs ainda estão em versão beta porque o software ainda não está completo e pode mudar até seu lançamento.

A LiMo Foundation está mantendo seu foco no middleware para telefones, permitindo que os fabricantes e as operadoras possam escolher sua própria interface e aplicativos de conteúdo. “Esta liberdade é importante, porque o custo de desenvolvimento do primeiro telefone sobre a plataforma pode ser maior que meio bilhão de dólares”, disse Gillis.

O executivo afirmou que os fabricantes de telefones podem estar receosos de se comprometer com um novo sistema operacional que os obrigue a usar interfaces ou aplicativos de conteúdo de outros fornecedores. “Por isso o Windows Mobile e a Series 60 não ganharam muito espaço. Os fornecedores não se sentem confortáveis”, explicou.

A LiMo enfrenta a competição de outra plataforma aberta, a Android, suportada pelo Google e pela Open Handset Alliance. Para Gillis, a ligação entre o Androide e o conteúdo do Google são outro exemplo de sistema operacional que pode não dar certo.

Embora o código da LiMo não esteja pronto, boa parte dele já vem sendo testada em aparelhos vendidos ou distribuídos por seus membros fundadores, como Motorola, NEC, NTT DoCoMo, Panasonic, Samsung Electronics e Vodafone. A nova plataforma deve ganhar novos elementos, principalmente em seu modelo de segurança. “Segurança nos aparelhos é uma área que tem que ser resolvida rapidamente”, disse Gillis.

O fato de a plataforma da LiMo ser aberta não obriga que os aparelhos também o sejam. O código inclui suporte para assinatura de aplicativos, permitindo aos desenvolvedores de aparelhos ou operadoras bloquearem a execução de downloads não permitidos.


“As regras usadas para a assinatura de aplicativos são geralmente determinadas pela operadora”, explica Gillis. No entanto, ele lembra que algumas estão adotando procedimentos mais flexíveis em favor de uma abordagem mais aberta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip