Touch Dual, da HTC, ganha teclado físico e 3G



Lembra do Touch, da HTC, um dos primeiros smartphones a desembarcar no Brasil sem teclado físico, com interface especialmente desenvolvida para receber comandos pelo toque do dedo na tela? Ele ganhou uma versão mais completa, o Touch Dual, testado em primeira mão para a edição de maio da revista INFO.

O novo modelo é compatível com as redes 3G com HSDPA e tem uma configuração de respeito, com o sistema Windows Mobile Pro 6, processador Qualcomm MSM7200T de 400 MHz, 128 MB de memória RAM e 256 MB de ROM.

Mas o que mais chama a atenção no Touch Dual é o design inusitado. Fechado, ele tem o mesmo jeitão do Touch, medindo 5,5 por 10,7 por 1,6 centímetro e pesando 120 gramas. Mas basta deslizar para cima a tela sensível ao toque de 2,6 polegadas para surgir um teclado de 20 teclas, oito a mais do que o de celulares convencionais. Porém, apesar de apresentar a mesma disposição do padrão QWERTY, as teclas do Touch Dual trazem duas letras.

Na prática, o benefício dessa solução é discutível, pois a digitação não é feita com a mesma agilidade proporcionada pelo QWERTY verdadeiro e, nos primeiros momentos, ela ainda confunde o usuário acostumado com a localização das letras no teclado normal de celular. O bom é que, depois de um curto período de adaptação, com o teclado se ganha mais uma opção para manusear o aparelho.

A melhor forma para utilizar as funções básicas, como discagem e o player de música, continua sendo acionando a tela com os dedos no modo TouchFLO.

Ainda com uma mão, dá para recorrer ao teclado físico para digitar URLs de sites e compor mensagens curtas. Mas, se a intenção for editar arquivos do Office ou escrever textos mais longos, o jeito é colocar as duas mãos à obra e sacar a canetinha para digitar no tecladinho virtual via touch screen.

Nos testes do INFOLAB de duração de bateria em chamada, o aparelho teve uma autonomia de 349 minutos.

O Touch Dual tem ainda uma câmera principal de 2 MP e uma secundária para videochamadas (352 x 288 pixels). Pena não ter Wi-Fi e GPS. Ele será vendido inicialmente apenas pela TIM. No plano TIM 120, custa 1119 reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip