Falhas críticas afetam celulares da Nokia com a plataforma Series 40

(http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2008/08/11/falhas-criticas-afetam-celulares-da-nokia-com-a-plataforma-series-40)
Por Computerworld/EUA
Publicada em 11 de agosto de 2008 às 19h04

Framingham - Cerca de 140 modelos são afetados por bugs que podem ser explorados para a execução de chamadas e gravação de conversas.

Duas falhas críticas afetam os celulares Nokia que usam a plataforma Series 40, e podem ser exploradas para a execução de chamadas, gravação de conversas e acesso aos dados nos aparelhos, alertou um pesquisador polonês nesta segunda-feira (11/08).

Veja fotos:
> Acessórios para iPhone
> MotoZine com câmera de 5 megapixels

O pesquisador afirma ter encontrado, no total, 14 falhas de segurança nos aparelhos da Nokia com a plataforma Series 40. Gowdiak estima que aproximadamente 140 modelos usem o software.

De acordo com Adam Gowdiak, as falhas permitem a invasão dos celulares - usando apenas um número de telefone - para fazer chamadas, enviar mensagens, gravar áudio e vídeo e acessar qualquer arquivo.

Além disso, uma falha de segurança existente em um celular pode ser explorada com o simples envio de mensagens maliciosas a um usuário. “Ao combinar este bug com os problemas da Series 40, é possível criar um malware invisível para o usuário”, explica Gowdiak.

O pesquisador disse que informou as vulnerabilidades tanto à Nokia quanto à Sun MicroSystems. Seu método de revelação, contudo, será controverso, admite. Por enquanto, Gowdiak ofereceu cerca de duas páginas de um documento sobre a falha.

Para obter toda a descoberta, contudo - incluindo o código ‘prova de conceito’ -, a Sun ou a Nokia terão que pagar 29.826 dólares ao pesquisador.

“Estes dispositivos podem ser infectados com malwares de forma muito similar que PCs são afetados”, explica Gowdiak, que revelou ainda a existência de bugs críticos no Java Wireless Toolkit, da Sun.

A Nokia e a Sun ainda não se posicionaram a respeito das falhas.


Gregg Keizer, editor do Computerworld, de Framingham

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip