Hackers conseguem desbloquear sistema operacional Android do G1

Framingham - Caminho para enganar controles do Android permite remover restrições criadas pelos desenvolvedores e instalar novos programas.

Hackers já encontraram um caminho para desbloquear os controles do sistema operacional do Android no celular G1, removendo algumas restrições criadas pelos desenvolvedores do aparelho.

A descoberta oferece a usuários do G1 uma maneira de ler as informações de algumas partes do celular que são normalmente barradas. Com isso, é possível instalar novos programas ou até mesmo um novo sistema operacional. Atualmente, programas para o sistema operacional Android, que foi liberado como open source, precisam ser escritos em Java, em vez de outras linguagens de programação populares, como C ou C++.

Detalhes de como ganhar um acesso “root” de “super usuário” foram postados na terça-feira (04/11) em um fórum de desenvolvimento do Android. As instruções passo a passo também estão disponíveis.

De acordo com as postagens, a tentativa de desbloqueio deve ser feita somente por usuários com conhecimentos técnicos avançados, porque um erro pode deixar o aparelho inoperante.

Os desenvolvedores conseguiram habilitar o desbloqueio no celular graças a um bug no Android, afirmou o Google na quarta-feira (05/11). “Nós fomos notificados sobre essa falha e estamos desenvolvendo uma correção”, disse a companhia. “Estamos trabalhando atualmente com nossos parceiros para corrigir o problema e atualizar a base de código open source para refletir essas mudanças".

O Android é a resposta do Google ao iPhone da Apple. A diferença, entretanto, é que o Google fez somente o sistema operacional do celular. O G1 foi fabricado pela HTC e o Google precisa de fabricantes de celulares para integrar outros sistemas operacionais Android.

A T-Mobile é a primeira operadora a vender celulares com o Android. O iPhone sofreu um desbloqueio similar depois de seu lançamento em junho de 2007, por meio de um processo chamado “jailbreaking”.

Robert McMillan, editor do IDG News Service, de Framingham.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip