Do MP3 ao MP11: veja a 'evolução' dos tocadores de música digital

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 05 de dezembro de 2008 às 16h35
Atualizada em 05 de dezembro de 2008 às 16h36
São Paulo - Entenda a confusão dos tocadores de música que se apresentam como players evoluídos, mas que pegaram carona no sucesso do MP3.

Não foi de propósito, mas o MP3, criado em meados da década de 1990, provocou uma revolução no jeito como as pessoas ouvem e compram (ou não) músicas. O formato de compressão de arquivos musicais permitiu, pela primeira vez, transmitir músicas pela internet sem perda significativa na qualidade do áudio. O segredo estava no tamanho 90% menor de uma música em MP3, em relação ao arquivo original.

> Fotos: A evolução do MP3

E, com a popularidade dos usuários do formato MP3, logo surgiram os tocadores de MP3, ou MP3 Players, para que os fãs de música pudessem ter uma opção de ouvi-las fora de seus computadores.

Pegando "carona" no sucesso dos MP3 Players, inventaram o MP4 Player, que se apresenta como "a evolução do MP3", mas passa de um MP3 com uma telinha LCD capaz de reproduzir música e alguns formatos de vídeo mais simples.

Apesar de existir, sim, um formato de arquivo .mp4 (derivado de MPEG-4 Part 14), os tocadores de MP4 não têm relação com o tipo de arquivo. Atualmente, a maioria dos MP4 Players à venda no mercado brasileiro não são compatíveis com o formato.

Quem está de olho em um MP4 Player deve ficar atento. A estratégia de venda dos MP5, MP6, MP7 e assim por diante se baseia em incluir os mais variados recursos de entretenimento num equipamento básico. Quanto mais recursos, maior o número do "MP".

É importante saber que alguns deles têm procedência duvidosa. A maioria dos vendedores oferecem garantia de troca de no máximo três meses. Além disso, boa parte simplesmente imita produtos originais, de marcas famosas. A falta de assistência técnica somada à baixa qualidade no desempenho dos "MPs" são fatores a ser considerados antes da compra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip