Oi deve ir além de extinção de multa para ganhar mais clientes

Decisão da Oi é um grande chamariz para que os usuários testem os serviços da operadora, mas ainda não é decisivo para a conquista de assinates, diz especialista.

A estratégia da Oi de extinguir a cláusula de fidelização de todos os contratos de atuais e novos clientes pós-pagos é uma medida acertada para a operadora competir com mais força em um mercado no qual ela detém o quarto lugar em market share - 19,91%, somando os percentuais de Oi e Brasil Telecom.

No entanto, segundo Júlio Püschel, analista sênior do Yankee Group, a ação não é garantia de que a operadora conquistará mais clientes, mesmo admitindo que a medida é um chamariz para que novos assinantes testem os serviço da Oi.

“Os clientes de telefonia celular têm uma percepção de que os serviços se assemelham bastante e tomam suas decisões baseados em aparelhos, pacotes vantajosos e tarifas. É justamente nestes dois últimos fatores que a Oi pode se diferenciar”, destaca.

Por isso, analisa Puschel, além do fim das multas contratuais, a estratégia deve envolver uma oferta de planos bem segmentados e flexíveis, de acordo com o perfil de cada usuário. “Até agora, as táticas da Oi têm mostrado eficácia, pois sua taxa de adesão cresce acima da média”, diz.

Para o analista a operadora deve se manter distante da briga pelas primeiras posições no mercado de telefonia celular. A estratégia mais interessante, neste momento, seria a de procurar crescer de forma mais orgânica no mercado, herdando assinantes de outras operadoras. “Não é interessante para a Oi, neste momento, investir grandes montantes para buscar a liderança”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip