Mobilidade: 10 redes sociais usadas a partir do telefone celular

São Paulo – Com a proliferação de redes 3G e smartphones com telas grandes em 2008, este é o ano das redes sociais móveis. Confira 10 serviços.

redesocial_celular_88Some a proliferação de redes para acesso de alta velocidade, como 3G, com a popularização de smartphones com grandes telas provocada pelo lançamento do iPhone 3G e você concluirá facilmente que 2009 tem tudo para ser o ano para redes sociais móveis.

Com o crescente uso da web móvel, é provável que redes sociais que utilizem funções dos telefones celulares caíam no gosto dos usuários e se tornem uma fonte de renda sólida para empreendedores.

Dados da In-Stat prevêem que, até 2012, o número de usuários que acessarão redes sociais pelo telefone celular chegará a 975 milhões, pouco além do número total de internautas que todo o planeta tem hoje, segundo dados da comScore.

Haverá mudanças drásticas na maneira como usaremos redes sociais com a proliferação de redes de acesso e smartphones como o iPhone.

Mais que simplesmente checar o status de um amigo no Facebook ou deixar um recado no Orkut, usuários poderão se beneficiar de ferramentas que exploram sua localização geográfica para enfrentarem novas situações sociais.

Pense em um bar cujos freqüentadores definiram um nível de privacidade em que seus nomes, estado civil, profissão e interesses. Ao entrar com seu aparelho, o serviço pode indicar pessoas com perfis semelhantes e o celular poderá ser a ponte para conhecer novos usuários, filtrados pelo algoritmo da rede social.

Por mais que situações como essa ainda estejam a alguns anos de acontecer na realidade e dependam de um mix de penetração tecnológica com desenvolvimento dos serviços, o IDG Now! selecionou dez redes sociais móveis que já vêm dando um gostinho do futuro pelos celulares.

BrightKite – Entre todos os serviços sociais que exploram geolocalização, o BrightKite é o que mais se aproxima do exemplo hipotético do encontro de amigos e desconhecidos em um bar pelo celular.

O serviço permite que cadastrados publiquem sua posição geográfica e aproveitem serviços diretamente relacionados à informação, como amigos ou pontos de interesse (como restaurantes e bares) pela região e atividades feitas por usuários próximos geograficamente de você.

iRovr
– Dedicada exclusivamente para usuários do iPhone ou iPod touch (a ponto do serviço não entrar em outro navegador que não seja o Safari, da Apple), o iRovr permite a criação de um perfil por onde usuários podem publicar vídeos, fotos, textos e links que aparecerão no seu stream, no mesmo estilo empregado pelo Facebook.

A publicação é facilitada pelo suporte a contas de e-mails que enviam diretamente o conteúdo ao seu perfil, o que não exige que o usuário esteja autenticado. A rede social, gratuita, permite ainda que usuários acompanhem seus amigos e deixem recados nos perfis.

Fon11 – Também voltado exclusivamente para usuários do iPhone no começo, o Fon11 já começa a tomar forma também no sistema Android, do Google, e em aparelhos da Nokia.

Com uma interface mais simples e objetiva, o serviço permite que o usuário defina se está disponível ou não, qual seu humor e qual a área que pretende ser descoberto por usuários que também tenham celulares com GPS.

É possível cadastrar amigos, indicar pontos de interesse no mapa para futura consulta ou indicação e checar quantos amigos ou desconhecidos estão na sua região por meio de uma interface clara, com apenas quatro botões de opções. No Brasil, o serviço já suporta usuários do Rio de Janeiro.

Next2Friends – Mais que simplesmente indicar a posição geográfica de amigos inscritos no serviço, o Next2Friends permite que usuários publiquem perguntas ou discussões direcionadas apenas àqueles na região.

Além de permitir a transmissão de vídeos online por plataforma própria, o serviço também já começou a testar a indicação de usuários com gostos parecidos na rede social quando ambos estão próximo fisicamente, por meio de um alerta em Bluetooth.

Ovi – A resposta da Nokia para o iPhone não vem só no formato de um aparelho (no caso, o 5800 Xpressmusic), mas também no de serviços online que usam o telefone celular. O Ovi é uma plataforma de publicação de conteúdo, como define a Nokia.

Derivado da compra do Twango, o Share on Ovi permite que fotos e vídeos feitos por aparelhos da fabricante sejam publicados e compartilhados com amigos também inscritos no Ovi.

Além da ferramenta social de compartilhamento, o Ovi aposta também em funções mais voltadas à organização do usuário, como sincronização de contatos e arquivos com PCs, compra de canções e indicações por mapas.

meetMoi – Redes sociais que abusam da geolocalização poderiam ser ótimas ferramentas para serviços de namoro, não? O meetMoi parte deste pressuposto e permite que usuários criem um perfil que será compartilhado com propósitos afetivos.

O solteirão (ou solteirona) define as informações que quer que apareçam para potenciais pretendentes e define uma área máxima onde os dados poderão ser exibidos.

Caso encontre alguém que lhe interesse, é possível ver mais fotos ou marcar um encontro com o pretendente ao vivo pela ferramenta de mensagem instantânea.

Qik – Junte uma rede de acesso capaz de transmitir vídeo com a proliferação de celulares com câmera e você cria um vácuo para streaming de vídeos muito bem coberto, nos últimos meses, pelo Qik.

Da mesma maneira que sites como o Justin.TV ou o Ustream permitem a transmissão ao vivo de vídeo pelo PC, o Qik faz o mesmo para celulares – basta um aparelho suportado pelo serviço (iPhones, BlackBerrys e muitos da Nokia, Samsung e Sony Ericson são) e uma conexão 3G para colocar seu programa no ar.

Ainda que não prime pelas ferramentas de interação (é possível, apenas, adicionar amigos também cadastrados), o Qik é um dos novos serviços online que melhor vem aproveitando a crescente penetração da dupla “smartphone/3G”.

Groovr – Com uma interface mais incrementada que a maioria dos serviços listados aqui, o Groovr também aposta na indicação de pontos de interesse em mapas e as conseqüentes interações com amigos ou desconhecidos no entorno.

O serviço não depende apenas do celular e usuários em desktops podem interagir com aqueles que estão em uma cafeteria, por exemplo, e publicam a foto (ou vídeo ou link de algum conteúdo relativo) de um café chamando os amigos para um encontro.

Com as informações geográficas publicadas pelos seus usuários, o Groovr monta mapas das cidades (norte-americanas, em sua esmagadora maioria)

OndeEstou – Único exemplo genuinamente brasileiro da lista, o OndeEstou nasceu dentro da junção de Apontador e MapLink com a pretensão de, no futuro, indicar em tempo real os índices de trânsito ao redor do motorista.

Neste meio tempo, a rede social permite que usuários, estejam eles em desktop, dentro do Orkut ou do Facebook ou a partir do iPhone ou celulares com Windows Mobile ou Java, atualize sua localização geográfica.

Assim como seus colegas internacionais, o OndeEstou permite que contatos saibam a localização e qual a atividade que o usuário está fazendo no momento.

ShoZu – O ShoZu pega carona tanto na popularidade como na incipiente atividade móvel de serviços sociais estabelecidos, como Facebook, Flickr, Twitter e YouTube, e dá uma nova maneira para que o usuário publique conteúdo a partir do celular.

Pelo software oferecido pelo serviço, usuários podem mandar vídeos e fotos feitos pelo site para os serviços suportados, o que atualizará também o feed do usuário. Todo inscrito pode consultar o feed dos amigos feitos dentro do ShoZu.

Grande parte do fator social do ShoZu está aí: é possível comentar ou mesmo replicar conteúdos publicados por outros usuários ou definir a posição geográfica de onde o arquivo foi criado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip