Paulistanos fazem 'truque' e adiantam portabilidade numérica

São Paulo - Assinantes usam duas linhas ao mesmo tempo - uma recebe e a outra faz chamadas. Aparelho que aceita dois chips facilita a vida.

celular_2chips_88.jpgA portabilidade numérica só vai chegar a São Paulo no dia 2 de março de 2009, uma semana depois do Carnaval. Mas os paulistanos não estão esperando sentados pela chegada oficial da portabilidade para trocar de operadora e manter o número. Pelo contrário. Graças a novos modelos de celulares que permitem o uso de dois chips GSM ao mesmo tempo, é possível usar os benefícios de uma nova operadora, sem ter que se desfazer de um número antigo.

O truque consiste em transformar o número "oficial", aquele que todos os seus amigos e parentes já sabem de cor e salteado, em um celular pré-pago, o que é possível fazer desde o começo deste ano. Na linha nova, da segunda operadora, você pode aderir a planos específicos, com a vantagem de ganhar descontos para trocar de aparelho ou planos de minutos diferenciados. E, quando a portabilidade começar a valer, é só transferir o número antigo para a nova operadora.

O arquiteto Felipe Mestre Moreno aderiu a essa comodidade depois que comprou um chip com linha GSM da Oi. "Queria continuar com os dois, assim uso os chips (linhas) da melhor maneira", afirmou. "Melhor maneira", segundo Moreno, significa ligar gratuitamente (ou com tarifa reduzida) para donos de telefones TIM ou Oi. A saída, explicou, foi "comprar um aparelho lá no Shopping 25 de Março" (tradicional galeria de lojas de produtos importados). "Não sei a durabilidade dele, mas tem muitas funções."

Segundo Moreno, o uso de duas linhas no mesmo aparelho não traz nenhuma dificuldade. "O aparelho separa as informações de cada chip", explicou. Com isso, disse Moreno, é possível acessar as agendas de cada um dos chips sem se confundir e até escolher de qual linha você quer fazer a ligação.

As chamadas, em compensação, são concentradas no mesmo aparelho, facilitando a comunicação. Outra vantagem é que você dificilmente ficará sem cobertura das duas operadoras ao mesmo tempo - a não ser que tenha muito azar.

Quem não tem cão...
Se você se interessou pela idéia de economizar usando dois chips, mas está sem verba para comprar um celular modernoso agora, vale apelar para o truque de carregar dois celulares ao mesmo tempo (afinal, as operadoras costumam dar celulares de graça para quem adere a novos planos).

Apesar de incômodo, tem quem ache que a economia compensa, como o estudante de direito Humberto Aparecido Lima. Assim como o arquiteto Felipe Moreno, Lima tem um celular da TIM e está experimentando o serviço da Oi. "Estou andando com dois aparelhos", contou Lima. "E ter que andar com dois celulares é mesmo um incômodo."

Por outro lado, o estudante reconhece que está economizando com as ligações. "Antes nem falava tanto, mas como estou economizando, acabo usando mais", afirmou. "Agora posso aproveitar ao máximo o que as operadoras oferecem. Só uso a TIM porque é meu número principal."

Para ele, o "ideal seria ter um aparelho que suportasse dois chips". Lima destacou, porém, que pode voltar a usar uma operadora só com a chegada da portabilidade. "Vai depender do cenário que encontrar", disse. Se houver promoções que justifiquem a economia, ele pode até comprar um aparelho com suporte a dois chips. Caso contrário, ele pode descartar um dos chips. "Com a portabilidade valendo, não vou ficar preso a nenhuma operadora."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip