Compra da Intelig pode aumentar portfólio da TIM para o mercado corporativo

Para analista do Yankee Group, aumento de capacidade de rede foi principal objetivo do negócio, mas aquisição pode expandir ofertas para clientes corporativos.

A compra da Intelig pela TIM, anunciada nesta quinta-feira (16/04) pela empresa italiana poderá ampliar a presença da TIM no mercado corporativo, com ofertas que integrem serviços de conectividade e de telefonia móvel.

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A análise é de Julio Püschel, analista sênior do Yankee Group, para quem a aquisição dará à TIM a possibilidade de oferecer, por exemplo, pacotes que englobem serviços de conectividade por meio da rede da Intelig e de banda larga 3G para alguns pontos de acesso do cliente.

Püschel ressalta, no entanto, que a TIM terá um grande desafio para competir no mercado corporativo, uma vez que players tradicionais deste segmento - como British Telecom, Global Crossing e Embratel - têm ofertas que vão além de telecomunicações e se confundem com serviços de tecnologia da informação.

"Hoje ela não consegue oferecer soluções de IP dedicado e MPLS, por exemplo. Elas têm uma gama de serviços gerenciados que começam a entrar na área de tecnologia da informação. A TIM tem alguns passos a seguir para competir com uma carrier, mas vai poder agregar outras coisas ao seu portifólio, principalmente em relação à conectividade", pondera.

>> Leia: Operadoras de telecom expandem fronteiras de atuação

Quanto à base de clientes, Püschel acrescenta que, embora a base da Intelig seja pequena, a empresa é reconhecida no mercado pela excelência de seu relacionamento com os usuários. "Acredito que a TIM mantenha essse serviços corporativos da Intelig e também use a atuação no mercado empresarial para aumentar portifólio para o mercado corporativo, levando mobilidade para os clientes da Intelig", analisa.

O especialista ressalta, no entanto, que o principal fator que motivou o interesse da TIM na empresa-espelho da Embratel, foi ampliar sua capacidade de rede, reduzindo o OPEX com a contratação de capacidade de rede de outras empresas de telefonia.

"Vi uma estimativa de que o valor do negócio foi entre 600 milhões de reais e 650 milhões de reais - aproximadamente 300 milhões de dólares. A rede de fibra óptica da Intelig tem cerca de 14 mil quilômetros, o que dá 25 mil dólares por quilômetro de fibra - valor um pouco acima da nossa estimativa de custo por quilômetro, que é de 20 mil dólares. Mas faz todo sentido o preço ser um pouco mais alto, porque a rede já está pronta", avalia Püschel.


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