MOTOROKR EM35 faz bem o papel de player


Os irmãos dele podem até ser mais boa pinta, mas se você procura um celular musical sem frescuras, fácil de usar e com bons recursos, vale a pena dar uma olhada no Motorokr EM35. Bonitinho no corpo e na interface, ele vem com botões de controle especial para conteúdo multimídia e substitui de forma competente um player de MP3 basicão.

Seguindo a onda dos iPods, o aparelho usa o sistema de navegação FastScroll. Trata-se de um botão giratório sensível ao toque, ótimo para explorar listas com muito conteúdo, como geralmente é o caso das pastas com arquivos de música. Infelizmente, você precisa apertá-lo com certa força, pois ele não responde tão bem quanto o tocador da Apple. Além disso, os menus do sistema operacional, montado sobre uma base de Linux, não foram todos adaptados para funcionar com esse tipo de controle.

Os demais botões merecem elogios. Na frente da carcaça deslizante há teclas macias para dar play, avançar ou retroceder. Elas são emborrachadas, assim como o teclado interno numérico, que chama a atenção pelo ótimo acabamento. A borda vermelha, também feita de borracha, não serve para proteger o celular, mas dá um estilo legal. O mesmo vale para a textura grafite na parte de trás.


Musical e antenado

O Motorokr EM35 tem outras coisas bem legais para música, além dos botões de controle. A parte marqueteira e bacana para quem curte U2 é que o novo disco da banda irlandesa, No Line on the Horizon, já vem na memória. Mas a novidade mesmo é a antena FM interna, pois geralmente os celulares usam o próprio fone de ouvido nessa função. Neste aparelho, é possível ouvir rádio por um fone Bluetooth ou pelos falantes externos.

Ao contrário do som que você escuta na maioria dos aparelhos básicos, o áudio deste modelo da Motorola sai com boa definição, embora não seja dos mais altos. Porém, se você estiver no ônibus ou no metrô, não precisa incomodar o sono ou aumentar o stress alheio com a sua curtição musical. O fone P2 que vem junto é simples, mas decente. Pequeno e com bom acabamento, só incomoda quando fica bastante tempo dentro da sua orelha.

Se você é baladeiro ou simplesmente fala muito ao telefone quando está na rua, outro recurso legal é o Crystal Talk Plus. Essa tecnologia atenua os ruídos do ambiente durante os telefonemas para que eles não cheguem junto com sua voz à orelha de quem está do outro lado da linha. Para isso, o EM35 usa um segundo microfone (o primeiro é aquele no qual você está falando), que consegue identificar o barulho externo. Aí um software tenta eliminar o áudio captado. Em nossos testes, isso funcionou razoavelmente bem.


Só faltou o 3G

O celular traz alguns widgets interessantes. Um deles é o MotoID, que identifica online qual faixa está tocando. Outro é o Last.fm, usado para encontrar informações sobre artistas e discos. Infelizmente, ele não faz streaming de músicas, como a versão do serviço para desktops. O problema é esperar o EM35 encontrar todos esses dados na internet via rede EDGE, pois ele não suporta 3G. Pelo menos o browser não é dos piores.

No quesito compatibilidade, não tivemos problemas. O telefone abre todos os arquivos que promete: MP3, WMA, AAC, WAV e RA. Os documentos precisam ser gravados no cartão microSD de 2 GB, pois o aparelho tem apenas 110 MB de memória interna. Se você quiser aumentar esse espaço, é possível colocar um cartão maior, de até 32 GB. Para ninguém dizer que nos esquecemos de falar sobre a câmera, ela tem resolução de 3,1 megapixels e clica em até 2 048 por 1 536 pixels com boa qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip