Motorola A3100 combina com touch screen?

Smartphone usa Windows Mobile personalizado, mas não vive sem a canetinha



A3100 A3100 A3100 A3100 A3100
Motorola
Leia também:
A3100
  • Motorola
    Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Bom
  • Prós: Possui uma série de aplicativos legais, como navegador automotivo, editor de arquivos do Office e acesso direto a serviços como YouTube e Facebook
  • Contras: Não dispensa a canetinha stylus no uso da maior parte dos programas
  • Conclusão: Smartphone touch screen com bons recursos, mas interface ultrapassada
  • Avaliação técnica: 7,4
  • Preço: 1 167 reais
  • No Plano Claro 3G 120 minutos
Ficha técnica
  • GSM/HSDPA > Wi-Fi > Windows Mobile 6.1 > 528 MHz > 1 GB (microSD) > Câmera de 3 MP > Duração da bateria: 354 minutos
Pegue uma carcaça com tela sensível ao toque, no estilo do iPhone, e coloque aquela bolinha que comanda os BlackBerry. Agora instale um sistema operacional feito para os velhos computadores de mão, mas não se esqueça de recauchutar o visual. O resultado é esse que você está esperando mesmo: um aparelho com cara de novo, mas interface ultrapassada, ressuscitando a indesejada canetinha stylus. Antes de sair xingando quem fez o A3100, conhecido lá fora como Atila, dê uma chance para o novo filho da Motorola, pois ele tem lá seus encantos.

Assim como todos os grandes fabricantes fazem com dispositivos baseados em Windows Mobile 6.1, a Motorola também tratou de criar um menu mais bacaninha para seu smartphone. E fez isso com alguma competência, colocando botões grandes nas telas de entrada para facilitar o acesso com o dedo aos principais aplicativos. A feliz ideia da trackbal melhora um pouco mais sua experiência com o sistema, principalmente nos programas com ícones minúsculos (ou seja, quase todos). Porém, embora haja opções de configuração, a sensibilidade do círculo não é das melhores.

Na hora de digitar, aí não tem jeito – só usando a caneta mesmo, pois o teclado virtual é pequeno demais. Se você tiver muita paciência, é até possível escrever com os polegares, quando a tela estiver em formato paisagem. Mas, em vez de ficar se matando, o melhor é apelar para o bom reconhecimento de escrita. Até porque, como o aparelho não possui acelerômetro, você precisa segurar o botão End, se quiser virar a tela. O problema não é ficar esperando três segundos, mas sim acabar desligando a conexão de dados acidentalmente. Se você estiver navegando e quiser um tecladão na horizontal, precisa tomar o maior cuidado para não jogar fora seu link com a web.

A maior encheção de saco em todas essas implementações está na lentidão do sistema. A culpa nem é da interface touch screen, que até responde bem, mas o próprio hardware bota a língua para fora quando muitos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo. Outra decepção está na escolha da Motorola pela tela QVGA, com resolução de 320 por 240 pixels, deixando o smartphone com cara de velho. Em suma: as soluções da Samsung e da HTC para o “problema” do Windows Mobile foram mais sofisticadas, com Omnia e Touch Diamond.

Um cara versátil



As vantagens do A3100 em relação a outros smartphones que rodam o Windows Mobile estão nos aplicativos. No quesito navegação, você não fica refém do fraco Internet Explorer, pois o aparelho vem com uma versão do Opera instalada. Além de ajustar as páginas à tela, seguindo o exemplo do Safari, o browser permite dar zoom com dois toques do indicador. Outra boa sacada foi incluir serviços pré-configurados. Tem previsão do tempo, leitor de feeds com notícias do UOL e acesso às redes do YouTube, orkut, Facebook e Google Maps. Com 3G ou Wi-Fi, tudo funciona muito bem.

Uma ótima função para o telefone é a de navegador, usando o software Destinator, já embarcado. Com ele, o motorista recebe comandos de voz a cada curva quando estiver dentro do carro, com o GPS ligado. O programa é fácil de usar, mostra bem as ruas em seu redor e não exige o pagamento de uma licença, como o Nokia Maps. Para completar, o modelo vem com endereço e telefone de 35 mil estabelecimentos no país, um conteúdo fornecido pelo Guia Quatro Rodas.

Se o negócio for editar e visualizar arquivos do Office, o smartphone tem o competente Documents To Go. Porém, se a sua praia for apenas falar com estilo, a qualidade de voz é muito boa no A3100. Só não dá para tagarelar demais, pois a bateria do brinquedo não aguenta muito. Durante os testes, ela suportou apenas 354 minutos, enquanto realizávamos diversas chamadas no INFOLAB.

Para quem ouve música pelo celular, uma decepção é a falta de antena para sintonizar rádios FM. Pelo menos o aparelho usa interface P2 para o fone de ouvido. E ela fica bem na parte de cima, a melhor posição para quem leva o telefone no bolso. Embora não seja um camerafone, o modelo também não faz feio quando o assunto é sair clicando. Sua câmera é de 3 megapixels, com resolução máxima de 2 048 por 1 536 pixels. Por um aplicativo simples, você manda a foto diretamente por e-mail ou para sua página do orkut.

Construção decente



O design do A3100 não é tão sofisticado quanto o Touch Diamond ou o iPhone, mas o aparelho não deixa de ser bonitinho. Na frente, é parecido com o smartphone da Apple, e atrás possui acabamento em aço escovado. Da construção, ninguém pode reclamar. Ao pegar o aparelho na mão, você nota que ele é forte. Mas isso se reflete também no peso de 118 gramas, um pouco acima da média. Só não chega a ser tão pesado quanto o BlackBerry Storm e seus 155 gramas.

Outra coisa chata é que os poucos botões são irritantemente pequenos, e sem nenhum motivo aparente. Incluímos aí o Send, o End e o Liga/Desliga, alcançado somente por sua unha. Quanto às conexões, reclamamos de mais duas coisas: o slot para microSD fica mal posicionado, abaixo da tampa traseira (mas você não precisa tirar a bateria para mexer no cartão). E a tampa da conexão microUSB é bem ruim de encaixar.

Na maioria dos países onde está sendo vendido, o smartphone tem o apelo do preço baixo. Lá fora, ele custa 638 dólares, sem o subsídio das operadoras. Por aqui, ele também custa metade do valor do iPhone ou do Touch Diamond. Desbloqueado, sai por 1 599 reais. Só que no plano Claro 3G de 120 minutos, seu preço é de 1 167 reais, quase o mesmo cobrado pelo LG Arena, um dos melhores aparelhos touch screen da atualidade.

ficha tecnica

A3100
  • Motorola
    Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Bom
  • Prós: Possui uma série de aplicativos legais, como navegador automotivo, editor de arquivos do Office e acesso direto a serviços como YouTube e Facebook
  • Contras: Não dispensa a canetinha stylus no uso da maior parte dos programas
  • Conclusão: Smartphone touch screen com bons recursos, mas interface ultrapassada
  • Avaliação técnica: 7,4
  • Preço: 1 167 reais
  • No Plano Claro 3G 120 minutos
Ficha técnica
  • GSM/HSDPA > Wi-Fi > Windows Mobile 6.1 > 528 MHz > 1 GB (microSD) > Câmera de 3 MP > Duração da bateria: 354 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip