Porque o BlackBerry superou o iPhone nos EUA

Apesar de o Curve ter atingido a liderança no primeiro trimestre de 2009 no mercado americano, isso não deve durar. Saiba os motivos


Apple investe no desenvolvimento de chips 10 dicas para acabar com panes do iPhone Mercado de celulares tem queda 11% no primeiro trimestre Apple cortou 1.600 funcionários de suas lojas no último trimestre Apple atinge um bilhão de downloads para iPhone e iPod Novo rival do iPhone deve custar 300 dólares nas lojas Blackberry lança sua 'App Store'

O BlackBerry Curve, da RIM, superou as vendas do iPhone do mercado americano no primeiro trimestre de 2009, segundo a empresa de pesquisa NPD Group. Com queda de 10% no market share, o aparelho da Apple foi parar no segundo posto. A participação da RIM em smartphones cresceu 15%, atingindo 50% desse mercado no período.

Para completar, dois outros modelos da RIM, o Storm e o Pearl, atingiram o terceiro e o quarto postos. E o T-Mobile G1 saltou para a quinta posição. Mas a queda não foi um "privilégio" da Apple. A Palm, que deve lançar o Pre até o final do mês, também sofreu uma queda de 10% na participação de mercado.

As coisas parecem muito bem para a RIM e sua popular família BlackBerry. Mas esse cenário de vitória sobre o iPhone não deve permanecer. Isso porque o impressionante volume de vendas do primeiro trimestre foi turbinado em parte pela promoção da Verizon Wireless em estilo “compre-um-ganhe-outro”, além da forte campanha de marketing do BlackBerry Storm, apesar de alguns reviews não muito favoráveis.

A Verizon certamente não continuará sua campanha de “dois-por-um” para sempre, o que deve diminuir as vendas do Curve. Quanto ao Storm, por ser relativamente novo, sua popularidade será determinada pela experiência dos usuários, que passarão suas impressões para frente. Se o veredito não for bom, a queda acontece.

Mas, por que as vendas do iPhone caíram 10%? Rumores de um novo e melhorado iPhone têm circulado pela internet e isso faz com que consumidores em potencial segurem suas compras. Quando esse novo modelo chegar, as vendas do smartphone da Apple devem ganhar fôlego novamente.

Uma vantagem do BlackBerry é o fato de estar disponível nos EUA em várias operadoras, enquanto que o iPhone é exclusivo da AT&T. Mas há informações sobre conversas entre a Apple e a Verizon. Se isso vingar, também deve melhorar as vendas do iPhone.

Finalmente, o Palm Pre certamente roubará participação tanto da RIM quanto da Apple. Mas é possível que seu teclado físico tenha mais apelo entre o público do BlackBerry Curve. É esperar para ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip