Smartphones: confira 10 programas essenciais para seu micro de mão

Rio de Janeiro- Torne seu celular inteligente ainda mais completo com 10 aplicativos que navegam na web, reproduzem filmes e protegem contra ataques.

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

Smartphones_88x66O IDG Now! selecionou dez programas para os sistemas PalmOS, Windows Mobile e Symbian que podem tornar seu micro de mão ainda mais completo.

Esses softwares funcionam tanto em smartphones com em handhelds. Apenas verifique o sistema operacional do seu equipamento.

Veja também:
>Download: 300 softwares gratuitos
>Blog: 150 programas gratuitos da Microsoft
>Dica: deixe o XP com cara de Vista

As sugestões cobrem desde funções multimídia, como execução de filmes e seu uso como controle remoto, à segurança dos aparelhos contra a crescente onda de ameaças móveis.

1) Opera Mini
Navegar na internet por aparelhos móveis não chega a ser uma experiência confortável, graças à tela encolhida e aos comandos limitados.

O navegador Opera Mini, da fabricante Opera, tenta corrigir os problemas com funções simples e visualização decente, ainda que não perfeita.

Por meio de WAP, usuários podem acessar Google, Wikipedia, Yahoo, Amazon e Hotmail nas plataformas Symbian, BlackBerry e Palm OS.

2) CarryDVD

Aparelhos móveis rimam, em sua maioria, com trabalho, certo? Nem tanto. Por mais que os softwares integrados aos aparelhos não agradem em funções de entretenimento, smartphones têm poder multimídia de sobra para reproduzir um filme, por exemplo.

O CarryDVD explora este poder transformando DVDs da biblioteca do usuário no formato ideal para diversos modelos de PDAs, com leves alterações de imagem e som para os recursos limitados do portátil.

3) PocketTV Classic for Smartphone 1.3.6
Usuários do sistema Windows Mobile 2003 contam com o Windows Media Player, mas podem apelar para outras opções mais leves do que o software padrão da Microsoft.

Levíssimo, o Pocket TV Classic for Smartphone permite a reprodução em tela cheia de filmes no formato MPEG no handheld, com desempenho superior ao Windows Media Player.

4) Skype 2.2
A economia possível pelas ligações do Skype para desktops deixou milhões de usuários ávidos pela versão móvel do aplicativo VoIP.

O Skype 2.2 Beta for Windows Mobile permite chamadas pela tecnologia em aparelhos de mais de 15 marcas com a mesma interface simples do software para PCs.

Vale lembrar que, por ainda ser uma versão de testes, o aplicativo pode apresentar problemas durante seu uso.

5) F-Secure Mobile Anti-Virus

A última contagem da McAfee aponta 350 vírus para telefones celulares conhecidos. Por mais que o Brasil ainda não seja um foco para os ataques, não custa nada (literalmente) se proteger de eventuais ataques maliciosos.

Disponível para as plataformas Windows Móbile e Symbian, o F-Secure Móbile Anti-Virus rastreia todos os arquivos sincronizados com o handheld, assim como repelir mensagens indesejadas e até bloquear ataques de phishing por SMS.

O aplicativo, com apenas 450 Kb, conta com atualizações automáticas.

6) TV Remote Controler 5.5
Não se engane pela interface chamativa. Por mais que não prime pela beleza, o TV Remote Controler 5.5 transforma seu simples PocketPC em um controle remoto universal capaz de acionar TV, som, DVD e tantos outros equipamentos.

Graças ao suporte ao padrão CCF de controles remotos, o software traz diversas linguagens padrão para equipamentos, mas também permite que o próprio usuário configure seus aparelhos domésticos.

7) Pocket Tunes 4.0.1
Por mais que a Palm tenha aprimorado substancialmente o som de seus handhelds - prova viva disto é a qualidade de áudio da linha Treo -, ainda é duro escutar músicas no portátil pelo poluído RealPlayer.

Além do belo visual, o Pocket Tunes corrige a bagunça com comandos simples de operar. Evidentemente inspirado no Windows Media Player, o software tem melhor desempenho que o similar da Microsoft e executa arquivos nos formatos AAC, WMA e MP3.

Sua versão paga Pocket Tunes Deluxe oferece acesso a uma biblioteca online com dezenas de rádios internacionais.

8) CallRec
Espécie de grampo eletrônico para PalmOS, o CallRec permite que o usuário grave suas ligações feitas em smartphones com o sistema operacional com qualidade máxima de 22 Khz.

A interface intuitiva aciona a gravação e ainda permite o gerenciamento dos arquivos sonoros no formato WAV, que ainda podem ser compartilhados por Bluetooth, infra-vermelho e USB.

Além de renomear, o usuário pode até fazer simples edições nos arquivos sonoros, como aumentar ou diminuir sua velocidade.

9) TealLock 5.21b

Além dos recentes vírus, handhelds sofrem com outro problema de segurança: roubos. Para não entregar de bandeja dados confidenciais armazenados no seu PDA para o ladrão, que tal encriptar os dados?

Compatível com o sistema Palm OS, o TealLock 5.21b bloqueia portas de comunicação do dispositivo, assim como encripta informações pessoais e bancárias inseridas no aparelho por meio de chaves de 128-bits.

Caso a informação seja extremamente sigilosa, o TealLock 5.21b pode até mesmo destruir dados selecionados caso o usuário não se autentique após determinado tempo usando o PDA.

10) Mobile Radio 1.02.01
Não é só de MP3 players que vivem os celulares mais avançados. Usuários com celulares da plataforma Symbian que acessem redes sem fio podem apelar para o Móbile Radio e ouvir estações de rádio em streaming pelo smartphone.

O sistema é simples: o software oferece uma lista de estações, facilmente sintonizadas com um clique. A lista de rádios conta com diversos programas italianos, graças à equipe de programação do software. Caso queira, o usuário pode mandar e-mails ao fabricante sugerindo novas estações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip