Testamos o iPhone 3.0, sistema operacional que será lançado em junho

Nova versão do programa, que ainda não está disponível para o usuário final, inclui recursos muito aguardados, como copiar e colar, teclado em paisagem para o e-mail, além de permitir a troca de músicas ao sacudir o aparelho; confira análise do Beta 5

Produto avaliado:

  • iPhone 3.0 (Beta 5)
  • Recursos como copiar e colar, maior teclado e busca estendida

  • Ainda não inclui recursos como gravação de vídeo

  • Nota dos leitores:
    8.0
  • Dê sua nota
  • A avaliação final é resultado de média ponderante entre Desempenho (40%); Ergonomia (35%) e Preço (25%).

Anunciado em março, o iPhone OS 3.0, nova versão do sistema operacional para o popular smartphone da Apple, deve chegar ao usuário final apenas em junho, com vários recursos muito aguardados, como a função de copiar e colar entre aplicativos, teclado em formato paisagem para funções como e-mail (que facilita a digitação de mensagens de correio eletrônico), inclusão de mapas do Google Maps diretamente em outros aplicativos e muito mais.

Para conferir o que nos espera, Macworld Brasil teve acesso ao quinto Beta do iPhone OS 3.0, em português, que já tem implementados vários desses novos recursos. Para esta empreitada, contamos com a ajuda de Breno Masi, diretor de produtos da FingerTips (provedora de soluções para iPhone), que tem esquadrinhado nos últimos dias todos os betas que são lançados pela Apple.

O Beta 5 foi instalado no aparelho que uso na redação, modelo sem jailbreak (ou seja, roda apenas aplicativos oficiais) e durante nossos testes mostrou compatibilidade com todos os aplicativos que já tenho instalados (desenvolvidos para a versão 2.x) - não travou nenhuma vez (embora haja relatos de panes por parte de desenvolvedores – nesse caso é preciso reiniciar o aparelho). Confira alguns dos aguardados recursos que já estão funcionando no sistema e prepare-se, em breve, aproveitar muito mais o seu iPhone.

Copiar e colar
Um dos recursos mais aguardados, a função de copiar e colar chega finalmente aos iPhones “bloqueados” (era possível fazer isso nos aparelhos “destravados”, com aplicativos como o Clippy – saiba mais em 21 aplicativos para iPhone que a Apple não quer que você instale) .


copiarcolar300
Copiar e colar: basta tocar na tela e selecionar a área a ser transportada para outro programa


Agora, para copiar um trecho de um site no Safari, por exemplo, basta tocar na tela por alguns instantes que um balão com a palavra Copiar é exibido. Aí é só arrastar um dos pontos azuis para definir a área de texto que será selecionada, ir ao outro aplicativo, tocar na tela e colar.

Teclado maior para e-mails
Uma das coisas mais difíceis de fazer para um novo usuário de iPhone é escrever um e-mail no pequeno teclado do aplicativo de correio eletrônico. Ao contrário de outros programas disponíveis, que permitiam girar a tela e ter botões maiores e com maior espaço, na versão 2.x isso não acontecia. Mas isso é passado. Agora, basta girar o aparelho e digitar e-mails ou mensagens SMS com maior facilidade.

tecladoiphone

Teclado para e-mail: agora é só girar o aparelho para facilitar a digitação de correio eletrônico


iPod
O recurso de músicas do iPhone agora ganhou função de troca de canção por movimento. Basta sacudir o aparelho (a exemplo do novo iPod Nano) para que ele troque. Nesse caso, entra no modo aleatório de execução de músicas.

iphonesacudir

Função iPod: é só sacudir o aparelho para trocar de música


Pesquisa estendia
A funcionalidade do campo Pesquisar agora inclui todos os aplicativos principais, como Calendário, iPod, Notes e E-Mail.

Mapas
O Google Maps agora pode ser encaixado diretamente em outros aplicativo. E a localização atual do aparelho também pode ser usada.

MMS
Com o novo aplicativo Mensagens, o usuário pode encaminhar e deletar uma ou várias mensagens. Ele também suporta o envio e recebimento de MMS, fotos e contatos (usando padrão vCard), além de arquivos de áudio e localizações. Mas esse recurso não estará disponível para que tem iPhone 2G.

CalDAV
O CalDAV é um aplicativo que permite o acesso a informações de agenda em um servidor remoto. O iPhone 3.0 terá suporte para .ICS (recurso de compartilhamento de rede) e permitirá esse compartilhamento via servidores como os do Google e do Yahoo.

Bolsa
Este serviço passa a contar com suporte para novos históricos na parte inferior da tela, além de incorporar a visão de paisagem (boa para a exibição de gráficos, por exemplo).

Recados de voz
Agora inclui um aplicativo que usa o microfone interno ou um externo para gravar recados. Este recado poderá ser editado e compartilhado via MMS ou e-mail.

Cobranças In-App
Permitirá que os desenvolvedores de aplicativos cobrem por suas atualizações daqueles que já tiverem comprado seus softwares. Assim eles poderão cobrar por um nível adicional em um jogo, por exemplo.

Bluetooth A2DP
O iPhone 3.0 inclui suporte para Stereo Bluetooth A2DP (para a transmissão de áudio com alta qualidade ). Mas este recurso não estará disponível para versão 2G.

E a lista de novos recursos não pára por aqui. Nos próximos dias falaremos sobre outras funções do sistema e, logicamente, sobre o lançamento do iPhone 3.0 e seus concorrentes, como o Palm Pre e Nokia N97, além de acompanhar de perto o rumor de que um novo iPhone está a caminho. Não deixe de conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip