Apple e RIM somam 35% do lucro do mercado mundial de celulares

Embora fabricantes tenham registrado apenas 3% de participação nas vendas em 2008, lucro é impulsionado pelo sucesso do iPhone e BlackBerry.

As fabricantes Apple e Research In Motion (RIM) foram responsáveis por 35% do lucro operacional do mercado mundial de celulares em 2008, de acordo com o analista Brian Modoff, do banco Deutsche Bank.

As duas empresas, juntas, responderam por apenas 3% de todos os celulares vendidos no mundo, tirando vantagem do sucesso de seus celulares inteligentes - o iPhone, da Apple, e o BlackBerry, da RIM. A estimativa de Modoff é que, este ano, o número suba para 5%, enquanto o lucro será de 58% do mercado, informou o jornal The Wall Street Journal nesta segunda-feira (20/7).

Os smartphones, por enquanto, respondem por 13% do mercado global de celulares. Estimativas da consultoria IDC apontam que a Apple e a RIM tinham cerca de 32% do mercado de smartphones no primeiro trimestre deste ano.

A base deste sucesso são os grandes subsídios oferecidos por operadoras, particularmente nos Estados Unidos, onde os usuários chegam a pagar apenas 100 dólares por um smartphone, segundo Modoff.

Nos cálculos do executivo, a fabricante finlandesa de celulares Nokia fabricou 46% das unidades vendidas no ano passado e abocanhou 55% do lucro do setor. Na última quinta-feira (16/7), a empresa divulgou perda de 66% no lucro trimestral.

Alguns fatores mantém a Apple e a RIM à frente das outras empresas. O iPhone é atraente por seus milhares de aplicativos, enquanto o serviço de e-mail do BlackBerry é popular por sua eficiência e segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip