Sony Ericsson perdeu mercado no 2º tri
ESTOCOLMO - A Sony Ericsson está se preparando para um segundo semestre difícil em 2009.
No segundo trimestre, a companhia perdeu mercado porque seus produtos de preços médio estão se tornando menos atraentes para uma base de consumidores em declínio.
O setor de celulares este ano está enfrentando a pior queda de sua história e a Sony Ericsson antecipa uma contração de pelo menos 10% no mercado mundial.
A empresa vem perdendo mercado rapidamente nos últimos trimestres, com uma linha de produtos concentrada em celulares fotográficos e musicais, produtos de preço médio que estão sofrendo mais com a queda da demanda do que os modelos mais básicos ou os aparelhos de alta tecnologia como o iPhone.
Primeira das grandes fabricantes mundiais de celulares a anunciar seus resultados para o segundo trimestre, a Sony Ericsson publicou nesta quinta-feira (16/07) um prejuízo anterior a impostos de 283 milhões de euros (398,6 milhões de dólares), o que acompanhou as expectativas do mercado e inclui 1 milhão de euros em provisões para reestruturação Quinta-feira, 16 de julho de 2009 - 16h15
A projeção média dos analistas era de que a Sony Ericsson, quinta maior fabricante mundial de celulares, teria prejuízo de 284 milhões de euros, depois de uma provisão para reestruturação da ordem de 62 milhões de euros.
A Sony Ericsson informou que cortes de custos e um mix de produtos melhor contribuíram para reduzir o prejuízo, ante os 358 milhões de euros do trimestre precedente.
"Tal como esperado, o segundo trimestre foi um desafio e continuamos a acreditar que o restante do ano será difícil para a Sony Ericsson", disse Dick Komiyama, presidente da companhia.
"Nosso foco continua a ser o de reconduzir a empresa aos lucros e ao crescimento o mais rápido que pudermos. Nosso desempenho está começando a melhorar, devido às medidas de redução de custos que adotamos", acrescentou.
Comentários