Venda de celulares com Android crescerá 10 vezes em 2009

Consultoria Strategy Analytics aponta alta de 900% na venda de celulares com o sistema operacional do Google este ano.

As vendas de celulares com Android, o sistema operacional do Google para dispositivos móveis, crescerão 900% em 2009, informa uma análise da consultoria Strategy Analytics. A previsão se baiseia ao suporte de operadoras, fabricantes e desenvolvedores, que começam a adotar o software para seus smarthones.

Até novembro de 2008, a HTC - única fabricante que já tinha colocado o Android à venda - estimava fechar o ano com um milhão de aparelhos vendidos. Se as estimativas da Strategy Analytics se comprovarem, poderão ser vendidos entre oito e nove milhões de smartphones com a plataforma - um volume 10 vezes maior que no ano passado.

O Android começou a atrair atenção nos Estados Unidos no segundo semestre de 2008 e foi gradualmente expandindo sua presença na Europa e Ásia nos primeiros meses deste ano. O aumento da base de usuários do Android será maior que o crescimento dos usuários do iPhone OS, sistema operacional do celular da Apple, que deve ser de 79% em 2009, segundo a consultoria.

Neil Mawston, director da Strategy Analytics, afirma que o modelo de baixo custo de licença, a estrutura de código semi-aberto e o suporte do Google para serviços “na nuvem” - ou seja, armazenados virtualmente - têm encorajado companhias como HTC, Motorola, Samsung, T-Mobile, Vodafone e outras a darem suporte ao Android. Mawston diz ainda que o Android deve se tornar um dos principais sistemas para smartphones em dois ou três anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip