Android tenta conquistar mercado corporativo


O Google planeja incluir apoio a usuários empresariais em seu sistema operacional Android ainda este ano, o que colocará a empresa em concorrência contra a RIM.

Andy Rubin, principal executivo da divisão Android do Google, anunciou que além de expandir os recursos dirigidos aos consumidores, como redes sociais e jogos, as futuras versões do Android também fornecerão estrutura a empresas que dão celulares a funcionários que trabalham longe da sede.

"Hoje, não apoiamos muitos aplicativos empresariais, mas no futuro creio que o setor empresarial será um bom foco para nós", disse Rubin. Porém ele se recusou a informar quando os fabricantes de celulares planejam lançar aparelhos equipados com novo software empresarial.

Qualquer empresa de tecnologia terá uma tarefa difícil caso decida ingressar no mercado empresarial de comunicação móvel, porque o BlackBerry, da RIM, conta com a preferência de muitos gerentes de TI, que precisam garantir o funcionamento de aplicativos como e-mail.

Rubin, entretanto, afirma que o Google seria capaz de concorrer incorporando ao Android seus aplicativos existentes para e-mail, documentos e agendas.

Por exemplo, as empresas poderiam economizar custos de hardware de armazenagem caso fornecessem aos seus funcionários celulares Android dotados de aplicativos empresariais conectados aos servidores do Google.

"Da perspectiva empresarial, seria possível controlar custos de maneira dramática", afirmou, "Não seria mais preciso ampliar a infraestrutura. O Google já opera assim."

Parte da estratégia seria oferecer aos gerentes de tecnologia da informação controle sobre os celulares usados pelos funcionários.

"É a forma pela qual se entrega o controle ao gerente de tecnologia da informação e pela qual ele pode fornecer todos os aplicativos empresariais requeridos no celular, para que mantenha a segurança de todos esses aparelhos", disse Rubin.
TI

No começo deste mês o Google anunciou o desenvolvimento do sistema operacional Chrome, que se sobrepõe ao Android para netbooks, levantando questões sobre o futuro do Android. Mas Rubin disse que o Google já está desenvolvendo três novas versões do Android.

O Google vai liberar duas versões do Android este ano: Android 1.6, apelidado de Donut; e Android 2.0, codinome Eclair. A terceira versão é chamada de Flan. Rubin afirmou ainda que haverá uma quarta versão do sistema.

Ele não discutiu funções específicas do Donut ou do Eclair, mas afirmou que eles vão se aproveitar dos recursos dos mais poderosos processadores do mercado como jogos em três dimensões.

Citando o processador Snapdragon da Qualcomm, por exemplo, Rubin afirmou que ele dará a celulares equipados com o Android a mesma velocidade de processamento de computadores desktop de quatro anos atrás.

"Eles estão realmente chegando perto e as pessoas começarão a andar por aí com um pequeno computador no bolso", previu, "É possível começar a se pensar seriamente em videogames como se pensaria no caso do Nintendo DS ou do PSP."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip