Celulares podem ter nova frequência em 2012


A Anatel colocou hoje (03), em consulta pública, uma proposta de alteração no regulamento do uso de radiofrequências, na faixa de 2,5 GHz, destinando uma parte para serviços móveis.

Nos dias atuais, a frequência de 2,5 GHz é usada por serviços de TV por assinatura, que usam micro-ondas, as populares MMDS. Mas a partir de 2012, de acordo com documento publicado no Diário Oficial da União, parte dessa frequência também poderá ser dedicada às companhias de telefonia celular. A redistribuição começaria daqui três anos e se estenderia aos poucos, segundo a proposta.

De 2012 a 2015, o serviço de telefonia poderá ocupar 120 MHz de um total de 186 MHz em caráter primário – o que significa sem interferências. A partir de 2016, caso tudo saía como o planejado, o serviço ocupará 140 MHz, também em caráter primário.

A medida, diz a Anatel, se deve à projeção do aumento de usuários de aparelhos celulares e ao poucos serviços na faixa de 2,5 GHz . Se a proposta for aprovada, pode ser considerada uma vitória das operadoras de celular que desejavam o aumento do espaço para exploração da banda larga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip