N900: o mata-iPhone da Nokia (com 3 anos de atraso)


Nokia-N900-6

Como muitos de vocês sabem, eu odeio termos como "mata-iPhone". Mas sempre acreditei que os internet tablets da Nokia eram uma alternativa viável, bacana e open source para os brinquedinhos da Apple (eu não disse "barata", tá?). Voltando alguns meses no tempo, eu disse ainda que oMaemo 5, sistema operacional desses tablets, estava a caminho e teria, finalmente, conectividade celular. A resposta veio hoje, no pré-Nokia World 2009, com o anúncio do N900.

Do que falaram em abril na prévia do Maemo 5 para agora, só mudou o processador na configuração final do N900: era um Texas OMAP e agora é um ARM Cortex A-8 (mais 1 GB de memória, suporte a OpenGL ES 2.0, 32 GB de armazenamento interno, câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss, teclado QWERTY deslizante e  navegador baseado no Firefox).

O que é bacana nisso tudo? Multitarefa, Adobe Flash no navegador e, finalmente, acesso a redes celulares no tablet. Diferente do N800 e do N810, que eram apenas aparelhos com Wi-Fi e Bluetooth, o N900 é umcelular 3G completo (tri-band WCDMA 900/1700/2100 Mhz e quad-band GSM 850/900/1800/1900). Vai ser vendido pelo preço sugerido de 500 euros a partir de outubro, em "mercados selecionados".

Ah, sim, o lance do matador de iPhone, claro. Pelo vídeo abaixo dá para entender melhor como funciona a interface do N900, agora com múltiplos desktops (veja e tire suas conclusões) – estou falando em recurso de sistemas, não em design do aparelho.

O que lamento é esse aparelho sair apenas agora, em um momento que a Nokia (e todo mundo em smartphones) perdeu mercado pro iPhone, já na sua terceira geração. Quem sabe, com um bom incentivo para as operadoras e um pacote de software decente para baixar (Ovi store, alguém?) ainda dê tempo de recuperar o tempo perdido.

O engraçado é que, com tantos anúncios da Nokia esta semana (Booklet 3G, N900, Nokia Money, 5230 touchscreen), será que sobra espaço para algo novo no Nokia World dia 2 de setembro além de confirmar o rumor doN97 Mini?


(link para o vídeo)

Galeria de fotos:

     


  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip