nVidia cria smartbook com bateria que dura até 25 dias para áudio

    Equipamento que está sendo negociado com operadoras de celular possui processador capaz de reproduzir vídeos em alta definição.

netbook foi uma reinvenção do notebook: menor, mais leve e geralmente com baterias cuja autonomia supera quatro horas. Uma ajuda e tanto no quesito mobilidade, mas que peca no quesito 'gráficos'. A nVidia, porém, que mudar isso.

A fabricante de chips gráficos apresentou na segunda-feira (17/8) um um protótipo de smartbook, nova categoria de computadores portáteis que privilegiam o acesso a internet pela banda larga 3G e que dá força total à computação  gráfica.

Dessa vez, a evolução não fica apenas por conta de processador, consumo e tamanho do produto. A mudança foi radical. Com tela de 8,9 polegadas, o smartbook pesa cerca de 800 gramas. Ele traz o processador Tegra, da própria NVidia, que além do processador aritmético, faz processamento gráfico para vídeos de alta definição. 

O protótipo inclui ainda um disco SSD (disco de estado sólido) de 16 Gigabytes (GB) e 256 Megabytes (MB) de memória RAM, além de sistema operacional Windows CE, com uma interface gráfica modificada, de modo a deixar a usabilidade mais intuitiva.

Apesar de pouca memória, o smartbook da nVidia é capaz de reproduzir vídeo de alta definição (720 linhas) com perfeição. O pulo do gato? Um chip gráfico embutido no processador Tegra. A navegação na internet também se mostrou estável e com ótima recepção de sinal. 

O que vai impressionar os usuários, caso os números da fabricantes se confirmem, é a autonomia da bateria. A nVidia assegura que, mesmo com apenas uma bateria de três células - comum em vários netbooks -, o smartphone é capaz de reproduzir até dez horas consecutivas de vídeo ou 25 dias (sim, dias) de aúdio com o display desligado.

Como isso é possível? O Gerente geral da nVidia no Brasil, Richard Cameron, diz que isso se dá porque o processador, quando usado em sua capacidade total, tem um consumo de apenas 150 miliwatts.

Um processador comum de netbook já consome pouca energia, mas de 1 watt. Ou seja, o Tegra precisa de seis vezes menos energia para fazer o mesmo. Some a isso o disco de SSD, que por não ter partes mecânicas para movimentar, gasta menos energia. 

O smartbook da nVida possui duas portas USBs, uma saída HDMI (para conectar a uma TV ou monitor de alta definição), conectores para fone de ouvido e microfone, Wi-fi 802.11g, slot para cartão de memória tipo SD, Bluetooth e modem 3G embutido.

Segundo Cameron, o aparelho já está em negociação para ser revendido pelas operadoras de telefonia celular. Seu preço, diz o executivo, irá variar de acordo com o plano de dados escolhido pelo cliente. Ainda não há data definida para o início da venda do dispositivo no Brasil, mas Cameron espera que isso aconteça até o final de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip