Sony Ericsson W995 é fera em foto e música

Celular clica em 8,1 megapixels e tem player com estilo de Playstation 3




Marcelo Kura

W995  W995  W995  W995  W995
W995
  • Sony Ericsson
    Pesquisa INFO de Marcas - Reputação: Excelente
  • Prós: Tem Wi-Fi, 3G, GPS, ótimo player de música e câmera de 8,1 megapixels
  • Contras: Não roda vídeos em DivX e XviD, filma em resolução QVGA e tem browser limitado
  • Conclusão: Ótimo celular para música e fotos, com todas as opções de conectividade para navegar ocasionalmente
  • Avaliação técnica: 8,1
  • Preço: 1 599 reais
Ficha técnica
  • 3G > Sistema proprietário > 118/8192 MB > Tela de 2,6" > Wi-Fi > GPS > 8,1 MP > Duração da bateria: 485 minutos
O melhor das grifes Walkman eCyber-shot para celulares está no Sony Ericsson W995. Com câmera de 8,1 megapixels e um player cheio de controles externos dedicados a música, o aparelho de 1 599 reais é fera na hora de produzir e tocar conteúdo multimídia. De quebra, ainda tem um cartão de 8 GB para você entupir de arquivos, navega em alta velocidade por Wi-Fi e 3G e dá uma força para os perdidos com um GPS de primeira.

Fininho, mas não muito leve (tem 114 gramas), o modelo chama a atenção pela construção sólida em chapas metálicas. O acabamento é bonito e não deixa a carcaça cheia de impressões digitais. O slider desliza com suavidade, sem deixar a impressão de que o mecanismo ficará frouxo. Pequeno, mas confortável, o teclado facilita a digitação, por causa da lista com letras e caracteres que aparece na tela enquanto você escreve.

O obturador e um controle de zoom ajudam a clicar com agilidade. Na função de player de música, os botões de zoom viram os de volume. O problema é que eles são bem pequenos. Já as teclas dedicadas para reproduzir, pausar, avançar e retroceder faixas são melhores, redondinhas e de fácil acionamento. Juntando isso e os menus caprichados, sem muita frescura, a navegação fica agradável.

Também dá para controlar o player na base da chacoalhada, com a função Shake Control. Basta pressionar o botão Walkman e movimentar o celular para os lados, para trocar de faixa, e na vertical, para controlar o volume. Isso é possível graças ao acelerômetro, que também responde prontamente na hora de mudar a orientação dos menus entre os modos retrato e paisagem, de acordo com a posição do aparelho.

Player em estilo PS3



A navegação pelo conteúdo multimídia segue o estilo do PlayStation 3 e dos eletrônicos mais modernos da Sony. Além de explorar o acervo de faixas, por essa interface o usuário acessa também a coleção de vídeos, fotos e os feeds RSS cadastrados. O player Walkman4.0 tem equalizador e uma interface bacana, com direito a exibição de capas.

O fone de ouvido original (HPM-88) tem a função de cancelamento de ruídos. Porém, ele usa o mesmo conector proprietário onde são plugados cabo USB e carregador. O bom é que o W995 também tem interface P2 para quem preferir outro fone. Se você não tiver grandes pretensões, dá até para colocar o W995 para fazer o som ambiente. Mas, lembre-se que estamos falando das caixas de som de um celular.



No arsenal de recursos para música, estão inclusos itens mais prosaicos, como o reconhecimento de faixas. O aparelho grava o som ambiente e manda para o serviço (ou seja, tem custo de redecelular), que mostra no browser as informações sobre a faixa. Em nossos testes, funcionou muito bem, reconhecendo músicas nacionais e internacionais.

A excelência na reprodução de música não se repete com vídeos. A principal queixa é não rodar arquivos em DivX e XviD, a menos que eles sejam convertidos para MPEG-4. Outra decepção é a filmagem. O W995 produz filmes com resolução QVGA, em 30 FPS, enquanto outros modelos conseguem filmar em VGA. No final das contas, talvez o melhor mesmo nesse quesito seja o aplicativo para acessar o YouTube.


Clicando em 8,1 MP



Um dos principais atrativos do W995 é mesmo a câmera. O melhor dela é o sistema de menus. É fácil passear por eles e configurar os recursos, como o detector de faces e o geo-tagging. A ergonomia do W995 nesse modo também agrada. Porém, o obturador do modelo testado estava duro. Foi necessário pressionar com uma força razoável para efetuar o disparo, deixando as fotos tremidas.

O problema da tremedeira foi agravado pela baixa velocidade do obturador. Nos testes, o tempo médio de registro ficou em 0,45 segundo. Em geral, a qualidade das imagens foi boa, mas as cores saíram menos vibrantes do que as vistas em outros camerafones atuais. O modelo tem flash de LED, mas falta uma cobertura para proteger a lente. Resumindo, a câmera está acima da média paracelulares comuns, mas não é uma das melhores da categoria.



Navegação limitada



Embora o W995 tenha 3G e Wi-Fi para navegar em alta velocidade, o browser embarcado é o Access NetFront. Ele faz seu papel de forma razoável, mas a experiência é bem inferior à proporcionada pelos smartphones touch screen. Em compensação, o RSS é uma mão na roda. Dá até para exibir os feeds na tela principal.

O modelo tem certificação DLNA, o que permite a ele ver e ser visto por outros equipamentos Wi-Fi na mesma rede. É possível, por exemplo, ver as fotos na tela de uma TV com Wi-Fi. O Bluetooth não tem qualquer limitação. Permite troca de arquivos, uso de fone estéreo e do celular como modem. Também dá para transformar o aparelho em um controle remoto para comandar apresentações em PowerPoint no computador.


GPS de primeira



Como possui GPS e mapas, o W995 pode dar uma mãozinha para os perdidos. Pelo Google Maps instalado, o usuário encontra sua posição no mapa e pode recorrer a fotos de satélite. Só não dá para usar o celularcomo um navegador GPS com orientações por voz e atualização de rotas em tempo real. Essa é uma tarefa para o software de mapas Wayfinder Navigator, que vem instalado em uma versão com 90 dias de uso gratuito.

Nos testes pelas ruas com o Wayfinder, o aparelho mostrou altos e baixos. Mesmo em ocasiões com o céu encoberto, ele conseguiu sinal com o carro em movimento. As marcações foram precisas e os alertas para as manobras, em português lusitano, foram dados nos momentos oportunos. Quando saímos da rota, ele recalculou o trajeto e informou que o carro estava fora do caminho original.

As principais críticas vão para o sistema de busca de endereços. Quando digitamos "Av. Paulista, 900, São Paulo, SP", ele disse que o local não existia. O mesmo aconteceu com diversas vias. A saída para encontrar um local específico, na maioria dos casos, foi localizar a via e mover o cursor até o ponto desejado – um problemão, para o caso de você estar realmente perdido.


Comentários

Por favor, meu telefone estava funcionando normalmente com os dois chips, mas de repente parou de funcionar o 2º chip. Ele até lê, mas dá a informação de que é inválido e a mensagem de que é impossível ligar. Me ajudem, por favor!!!!!!!!!! Obrigada

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip