Cancelamento de portabilidade chega a 25%
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SÃO PAULO – Contrariando as estatísticas e expectativas da Anatel, a taxa de efetivação de pedidos de portabilidade é de 75%, mas deveria ser 95%.
A Agência Nacional de Telecomunicações esperava cerca de 1,5 milhão de pedidos por mês. Mas, desde que entrou em vigor, em setembro de 2008, apenas 2,6 milhões de pedidos foram feitos. No mês passado, foram apenas 320 mil.
Entre as principais reclamações sobre a portabilidade estão o vencimento de prazos para a conclusão dos processos, a falta do serviço depois da migração, perda total ou parcial de chamadas, a desativação de linhas e cobranças indevidas.
A telefonia móvel ainda é a campeã nos pedidos de portabilidade. Cerca de 70% dos pedidos para transferência de operadora sem trocar de número são feitos para números de telefones celulares.
Para a ABR Telecom, a associação criada para gerenciar a portabilidade numérica, a situação é melhor do que parece. Apenas 13% dos pedidos seriam cancelados por problemas das companhias telefônicas já que cerca de 12% dos pedidos de cancelamento são feitos pelos próprios clientes que, depois de receber ofertas tentadoras das operadoras de que já são clientes, acabam cancelando a portabilidade.
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