HTC Touch Pro chega atrasado ao Brasil

O que leva uma fabricante a trazer ao Brasil um smartphonecom o defasado Windows Mobile6.1, um ano depois de seu lançamento mundial? Incógnita à parte, esse é o caso do HTCTouch Pro, um modelo em formato de tijolão feito para executivos interessados em produtividade – mas também nos recursos básicos de entretenimento. Antes de jogar pedras, vale dizer que o aparelho tem seus atrativos, como a interface 3D bonitona para os menus e um teclado QWERTY dos mais confortáveis que já entraram no INFOLAB.

Caso a sua vida móvel se restrinja a e-mails, mensagens, gerenciamento de contatos e música, o Touch Pro é um bomcelular. A interface TouchFLO 3D permite acessar os menus principais com os dedos. Para selecionar cada um deles, basta deslizar o indicador lateralmente, como se faz no iPhone, ou então pressionar o item desejado. O aplicativo para correio é fácil de operar – digitando endereço e senha, ele já está configurado. Depois, é só alternar entre as mensagens deslizando para cima ou para baixo.



O problema desse software, que no fundo coloca uma maquiagem no Windows Mobile, é não se livrar da canetinha. Basta abrir um programa para o manuseio ficar comprometido – os campos de texto são minúsculos, assim como o teclado virtual. Para não ir longe, a entrada de dados no calendário é complicada, seguindo à risca o padrão Microsoft de grades com espaços pequenos para a digitação. O melhor, para facilitar o uso, é adicionar a esse quadro da tela abaixo os programas mais utilizados. O mesmo serve para contatos favoritos – quando eles têm foto, ganham ícones grandes. Do contrário, ficam numa lista.

Lerdeza fora do comum



Se o Windows Mobile está defasado, sentimos informar que a maior limitação do Touch Pro está no hardware. Embora tenha chip de 528 MHz, ele é incrivelmente lento na maioria das atividades. Demora alguns segundos para girar a tela, quando você desliza o teclado, e chega a mostrar uma tela de "loading" para abrir aplicações mais pesadas. Programas com telas bonitas, como os seletores de músicas e fotos, acabam tornando a sua experiência com o smartphone mais irritante do que agradável.



Outro problema é a memória interna de apenas 512 MB – e isso porque o celular não vem com nenhum cartão microSD. Se você quiser aumentar o espaço para armazenamento, vai precisar comprar um separadamente. Embora também sejam lentas, as duas câmeras cumprem bem sua função. A principal tem 3,2 megapixels e clica com qualidade (a única reclamação vai para as imagens um tanto "lavadas"). A secundária, com resolução VGA, serve para fazer videochamadas.

Para navegar na internet, o smartphone oferece 3G e Wi-Fi nopadrão g. Nos testes realizados pelo INFOLAB, tudo funcionou direito, mas a lentidão incomodou novamente. O zoom no Internet Explorer demora tanto que é melhor desistir e usar o navegador Opera, já instalado, que ajusta as páginas à tela de 2,8 polegadas com mais facilidade. O Touch Pro tem ainda Bluetooth e GPS, mas vem apenas com o Google Maps instalado, sem nenhum programa de navegação.








    

Um gordinho ajeitado



De frente e de costas, o Touch Pro parece seu irmão mais esbelto, o Touch Diamond, que fez sucesso na época de seu lançamento, no ano passado. Esse é o problema – o novo modelo já chega ao Brasil velho, muito mais lento e bem mais gordo do que o parceiro em forma de diamante. Ele tem 1,9 centímetro de espessura e cantos quadrados, por isso incomoda bastante no seu bolso. Tudo para abrigar o ótimo teclado QWERTY.

Quem não se importar com nenhum dos defeitos já mencionados aqui vai curtir bastante esse teclado deslizante. Ele tem botões grandes e separados, para ninguém confundir as letras. Em nossa opinião, é até melhor do que o usado no HTC G1, por exemplo. Só é meio chato escrever palavras acentuadas. Você precisa clicar no botão seletor de símbolos e escolher a letra numa lista tocando na tela.

Uma característica que merece elogios no HTC Touch Pro é a duração de sua bateria. Em nossos testes, ela aguentou 348 minutos durante chamadas de voz, perdendo apenas para oSamsung Jét, entre os concorrentes mostrados no gráfico abaixo:

Duração da bateria (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Samsung Jét
448

HTC Touch Pro
348

Apple iPhone 3GS
336

LG Arena KM900
215


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip