Crescimento do mercado de celulares aumenta temor de guerra de preços

Analistas acreditam em crescimento do mercado no quarto trimestre de 2009, mas alertam para excesso de oferta e guerra de preços em 2010.

O mercado global de telefones celulares deve crescer durante as vendas de fim de ano, depois de quatro trimestres em queda, levantando temores de batalhas de preços, disseram analistas nesta sexta-feira (30/10).

A indústria de telefonia móvel está encerrando seu pior ano da história, com a líder do mercado Nokia prevendo queda de 7% no volume de mercado em 2009, em comparação com 2008.

A consultoria Strategy Analytics prevê um aumento de 3% nas vendas de dispositivos portáteis durante o quarto trimestre do ano. A consultoria estima que 291 milhões de telefones tenham sido vendidos no terceiro trimestre de 2009, número 4% inferior ao mesmo período de 2008.

Já a consultoria IDC estima que o mercado caiu 6% em um ano, atingindo 287 milhões de telefones vendidos entre julho e setembro de 2009.

A Nokia diminuiu preços de telefones no meio de outubro, com analistas dizendo que os cortes trimestrais foram bem distribuídos entre os modelos da empresa.

Excesso de oferta em 2010
Na avaliação dos analistas, a indústria terá dificuldade de se recuperar durante o próximo ano já que todas as fabricantes colocarão novos modelos no mercado, gerando excesso de demanda e guerra de preços.

A segunda e a terceira maiores fabricantes de portáteis do mundo, as coreanas Samsung Eletronics e LG Eletronics, respectivamente, continuaram a ganhar mercado, com vendas crescendo 16% e 37%, respectivamente, de acordo com as consultorias.

A Motorola e a Sony Ericsson continuaram na luta no trimestre, com as vendas das duas caindo quase pela metade em relação ao ano anterior.

A Sony Ericsson perdeu mercado pelo sétimo trimestre seguido, enquanto a Motorola teve seu pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2001.

A participação da Apple no setor atingiu seu maior nível na história, com 2,5%, de acordo com a Strategy Analytics.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip