Smartphones

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 às 14h45
Nos últimos dois anos em particular, a Microsoft perdeu uma enorme fatia do mercado de smartphones. Seu Windows Mobile encolheu nada menos que 70%(!)  apenas nos últimos doze meses. Dave Rosenberg, analista da CNET, avalia o movimento num de seus últimos artigos. Até aí, nada de novo, afinal, o mundo de tecnologia já está mais que habituado a ver notícias negativas no que diz respeito ao Windows Mobile. O que chama a atenção é uma pequena frase no meio do artigo em que Rosenberg diz que o experimentou alguns modelos com o Windows Mobile e não os achou tão ruins quanto todo mundo pressupõe. Eu iria mais longe: se quando você escolhe um computador é importante saber qual uso você dará a ele, no mundo dos smartphones essa máxima é ainda mais verdadeira.
Se você precisa de um smartphone para trabalhar - e de vez em quando você o usa para momentos de lazer - o iPhone pode não ser a melhor escolha. Sem dúvida, as melhores opções hoje no mercado são os Blackberry (à exceção do Storm, uma má aposta da RIM) e os aparelhos com Windows Mobile que trazem teclado físico (do tipo QWERTY, de preferência - o HTC Touch Pro 2 é um bom exemplo). O Windows Mobile não é um problema. Ao contrário: para quem está acostumado com o ambiente PC, encontrará tudo ali, mais ou menos do mesmo jeito, e nos mesmos lugares. Além disso, apesar de não trazer grandes novidades, a versão 6.5 é mais leve e muito mais rápida, além de ser compatível com praticamente tudo que está na Internet. Só não considere usar o Internet Explorer Mobile - esse sim um desastre. Opte pelo Opera ou - daqui a pouco - experimente o Firefox mobile.
Por outro lado, se o seu smartphone não tiver uma ligação tão direta com seu trabalho (você não envia e recebe mais que 2 ou 3 emails por dia), ou se a conexão com redes sociais for algo relevante, então você deve considerar o iPhone (e seus milhares de aplicativos da App Store - sem dúvida um dos pontos fortes do aparelho) e os aparelhos controlados pelo Android.
Quem não se encaixa em nenhum dos cenários são os Nokia. O N97 é caro e, controlado pelo Symbian, parece estar um step atrasado em relação à concorrência.


--
Spam, este email não se caracteriza como Spam
pois foi enviado para fins de negociações entre as partes envolvidas neste negocio. Deus é Fiel
LEI 21/2004.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip