Motorola Backflip, um Android exótico

Smartphone com jeitão de contorcionista integra redes sociais numa só tela




Motorola Backflip, o Android contorcionista Motorola Backflip, o Android contorcionista Motorola Backflip, o Android contorcionista Motorola Backflip, o Android contorcionista Motorola Backflip, o Android contorcionista
 
Backflip
  • Motorola
    Pesquisa INFO  de Marcas - Reputação: Bom
  • Prós: Design inovador e interface que facilita o uso de redes sociais
  • Contras: Teclado e tela ficam expostos quando o aparelho está fechado. O Android está na versão 1.5
  • Conclusão: Smartphone com visual moderno, bons recursos para web e preço acessível
  • Avaliação técnica: 7,9
  • Preço: 499 reais
    Preço no plano Vivo Você 100, com 500 mb de dados
  • Ficha técnica
    • Android 1.5 > Wi-Fi > 3G > GPS > 528 MHz > 5,3 x 10,9 x 1,3 cm > 140 g > Câmera de 5 MP > Duração da bateria: 354 minutos
Manobra de skate? Mais um salto maluco da Daiane dos Santos? Nada disso, Backflip é o novo smartphone da Motorola com Android, feito para quem curte um visual, digamos, diferente. Seu mecanismo é semelhante ao usado nos celulares flip, mas ao contrário – o teclado e a tela touchscreen ficam expostos até quando ele está fechado. Juntando isso e a interface MOTOBLUR, que integra as redes sociais numa só tela, temos um celular na medida para os tuiteiros dispostos a gastar 499 reais, no plano de 200 minutos da Vivo, com 500 MB de dados. Desbloqueado, ele custa 1.699 reais.

Fechado, o modelo parece irmão mais novo do DEXT. Porém, em vez do convencional formato slider, o celular é aberto como se fosse um livro. E o mais estranho é que o teclado fica na parte de trás. Como se o nível de bizarrice já não estivesse elevado, a Motorola ainda inventou de colocar o trackpad na traseira da tela. Motivo? Assim você não precisa passar o dedo na frente do conteúdo que deseja visualizar, ao pilotar os menus pela tela. O recurso é útil na hora de ver a galeria de fotos, por exemplo.

Gostar ou não do visual é uma questão subjetiva, mas o fato é que esse formato abre algumas possibilidades interessantes de uso. Quando você forma com o smartphone um ângulo de 90 graus, ele funciona como um rádio-relógio, exibindo horário, temperatura local e configurações do despertador. Outra coisa legal é que a posição da câmera de 5 megapixels (no canto esquerdo inferior do teclado) ajuda na hora de tirar auto-retratos, quando o aparelho está totalmente aberto.

Divertido, mas lento



A tela capacitiva de 3,1 polegadas, com resolução de 320 por 480 pixels, tem ótima sensibilidade, mas é prejudicada pela lentidão do sistema. Às vezes o Motorola Backflip demora para responder aos comandos com o dedo, principalmente na abertura de aplicativos. Além disso, uma pequena área na parte superior do display não responde ao toque, como se percebe ao utilizar programas de desenho. Quanto ao teclado, não há reclamações. Seus botões são grandes e facilitam até mesmo a digitação de símbolos e acentos, o que geralmente é um martírio de fazer no celular.

O aparelho tem o pacote completo de conexões: Wi-Fi, 3G e GPS. Todas as redes funcionaram sem problemas nos testes do INFOLAB – conectaram com facilidade e mantiveram o sinal estável. O navegador trabalha com o Google Maps, que possui uma bússola para ajudar na orientação, ou então com o Motonav, que dá indicação de rota a cada curva, mas tem licença para teste de 60 dias. Uma limitação do Backflip, comum a quase todos os aparelhos com Android, é a impossibilidade de instalar programas no cartão de 8 GB. Eles podem ser colocados apenas na memória interna de 512 MB. O Android está na versão 1.5, mas a Motorola promete sua atualização.

Quando se fala em diversão, o Backflip não possui nenhum recurso inovador vindo de fábrica. Mas sua câmera de 5 megapixels, com flash de LED e foco automático, tira fotos de boa qualidade. O player de música também é o padrão do Android, mas o recurso MotoID consegue identificar as canções que estão tocando no ambiente. Em nossos testes de autonomia, a bateria aguentou 354 minutos durante chamadas de voz. Não é um resultado ruim, mas está longe da performance fenomenal do DEXT, que ficou 610 minutos longe da tomada.

MOTOBLUR é uma boa?



O Motorola Backflip, assim como seu irmão DEXT, mistura todos os contatos do telefone e da internet numa só tela e mostra as atualizações deles no Facebook, MySpace, Twitter, Picasa, Photobucket e Last.fm. As mensagens enviadas diretamente a você, seja por torpedo, e-mail ou qualquer uma dessas redes, aparecem num outro widget. Também existe uma espécie de post-it virtual, no qual é possível digitar uma mensagem pessoal. Automaticamente, esse texto vai para todas as redes. Nada disso dá trabalho, pois na primeira vez em que o aparelho é ligado, aparece uma lista com todos os serviços e espaços para colocar logins e senhas.

O mesmo conceito é usado no leitor de feeds RSS. Você pode colocar as notícias de um site específico num widget e clicar nele para abrir título e chamada para o texto. Com uma deslizada de dedo para o lado, aparece a próxima notícia. Dá para inserir várias dessas caixinhas, uma para cada fonte de conteúdo. Os widgets de previsão do tempo, barra de busca do Google, e-mail e tocador de música, por exemplo, continuam disponíveis e até melhorados, em relação às versões anteriores do Android.

Para caber tudo isso na tela, a Motorola aumentou o número de áreas de trabalho do sistema operacional de três para cinco. Para quem realmente usa todas essas redes várias vezes ao dia e não quer ter o trabalho de acessar os sites de notícias, a interface do Backflip pode funcionar. Mas quem se comunica somente por e-mails, mensagens instantâneas e telefone, vai achar a solução da Motorola um tanto confusa. Ela exibe muitas informações de uma só vez e exige que seu cérebro funcione na mesma freqüência alucinada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip