ZTE lança aparelho popular com TV Digital pela Vivo

Fabricado na China, N290 possui tela de 3.2 polegadas e custará 399 reais no plano pré-pago. ZTE espera vender 300 mil unidades este ano.

Popularizar a oferta de TV Digital em celulares é uma das apostas da fabricante chinesa de dispositivos móveis ZTE no Brasil. Nesta quinta-feira (15/4), a operadora Vivo inicia a venda do aparelho N290, da ZTE Telecom, que oferece sinal de TV Digital a um preço mais acessível em relação a outros modelos do mercado.

O modelo com tela sensível ao toque de 3.2 polegadas, câmera de 2 megapixels, mp3 e Bluetooth - sem teclado convencional - será comercializado com exclusividade de um mês pela operadora por 399 reais no plano pré-pago. No pós-pago, o celular pode sair por 199 reais, considerando o plano Vivo Você 200 - que sai por 139 reais ao mês. 

Com o lançamento, a Vivo passa a oferecer um modelo de entrada em sua linha com TV Digital, a um preço que chega a ser 400 reais mais baixo se comparado aos modelos atuais. Hoje, um aparelho como o Samsung Star TV i6220, custa 649 reais no modelo pré-pago e 349 reais no plano Vivo Você 200. O aparelho LG KB 775 Scarlet sai por 799 reais no pré-pago e por 499 reais no plano 200.

O N290 já está disponível em lojas da Vivo nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, informa o diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, Hilton Mendes. "Na próxima semana, o aparelho chega às praças onde há sinal de TV Digital no País", afirma.

Inicialmente, o aparelho será importado da China, mas a ZTE planeja fabricá-lo localmente até o final do ano, informa o presidente da ZTE Brasil, Eliandro Ávila. A companhia já possui um contrato de terceirização de manufatura com a empresa Evadin, em Manaus, para a produção de modems 3G. Em dezembro, a companhia iniciou a oferta do modems MF645 com TV Digital junto à Vivo.

"Nossa expectativa é vender 300 mil unidades do aparelho tanto dentro das operadoras como no varejo", prevê Ávila. Este ano, além do N290, a empresa deve lançar outros cinco terminais no mercado brasileiro com foco em modelos intermediários e high-end, informa o executivo.

Em 2009, a ZTE comercializou em torno de 2,5 milhões de dispositivos móveis no Brasil - sendo quase 2 milhões de modems 3G. A expectativa da empresa para 2010 é manter sua participação de 50% do mercado brasileiro de modems e terminais intermediários, afirma o executivo.

TV móvel interativa
O aparelho da ZTE ainda não possui o novo middeware Ginga instalado, mas segundo Mendes, a Vivo vem testando modelos da LG e da Samsung com a tecnologia que permite interatividade no sinal de TV Digital, juntamente com emissoras de TV. "Devemos lançar o primeiro aparelho com Ginga até o final do primeiro semestre", prevê o executivo. 

As aplicações de interatividade, entretanto, dependem de um "ecossistema complexo de testes" entre a operadora, os fabricantes e as emissoras. "A gente só assina embaixo se garantir que a experiencia do usuário vai ser a melhor possível", afirma.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip