O que está por trás do processo Apple x HTC

Verdadeiro alvo da empresa de Steve Jobs é o Google – e seu sistema operacional Android para smartphones

O processo da Apple contra a HTC, fabricante do celular Nexus One (do Google), além das batalhas judiciais da empresa de Steve Jobs com Nokia e Kodak, mostram uma verdade incontestável: os advogados entram em ação quando a inovação perde fôlego.

A nova disputa demonstra a dimensão da briga entre Apple e Google, com a fabricante de smatphones HTC pega  no meio da disputa. O novo processo tem como objetivo disseminar incerteza no mundo do Android, intimidando fabricantes. Embora a empresa de Taiwan seja o nome que aparece no processo, o alvo é mesmo o Google e seu sistema operacional.

A Apple tem o direito (e muito dinheiro para isso) de processar qualquer um. E se a companhia conseguir mesmo evitar que os smartphones da HTC citados no processo sejam vendidos nos Estados Unidos, será uma grande vitória, mesmo que por tempo limitado.

Em seu processo, a Apple acusa a rival de violar 20 patentes do iPhone em seus smartphones. 

Embora Steve Jobs diga que o caso é apenas uma ação para impedir que suas patentes sejam roubadas, o motivo é mesmo o fato de a Apple estar preocupada com o Android.

Segundo um estudo da consultoria ABI Research, a participação do iPhone no mercado de aplicativos irá diminuir nos próximos anos, com o crescimento do Android. Ele  terá sua participação ampliada de 11% em 2009 para 23% em 2014. "O rápido crescimento será impulsionado pela adoção em massa do sistema operacional do Google por fabricantes de aparelhos", afirma Bhavya Khanna, analista da ABI.

A batalha promete ser dura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip