Telecom na Linha de Frente

Intelig prepara ampliação da cobertura por meio da rede elétrica


Objetivo é utilizar a fibra óptica de até 20 fornecedoras para ampliar em 30% o backbone e reduzir o custo da última milha.

A Intelig anunciou um processo de negociação com algumas companhias de energia elétrica para aumentar a sua cobertura no Brasil, por meio de compartilhamento de rede. Segundo o presidente da operadora, Antonio Ruggiero, a ideia é utilizar a infraestrutura de fibra óptica ociosa nas companhias para comercializar serviços de dados, voz e imagem. 

"Fizemos um acordo com a AES, em São Paulo", conta Ruggiero. De acordo com ele, até o final de junho, as empresas devem terminar os testes da rede, baseada na tecnologia Broadband Over Powerline Indoor.

 

O executivo explica que, a partir do compartilhamento de rede elétrica, a Intelig pretende ampliar em 30% seu backbone e reduzir o custo da última milha. 
 
Além da AES, Ruggierio nunciou um acordo com a Copel, no estado do Paraná, cujos detalhes serão divulgados até junho. "Também estamos em fase de negociação com mais quatro empresas de energia elétrica", pontua o presidente, que tem a meta de fechar acordos com até 20 utilities nos próximos dois anos.
 
O foco inicial desse compartilhamento de rede serão as empresas do Nordeste. "Tem muita infraestrutura disponível no Brasil e queremos utilizá-la para oferecer serviços para todo e qualquer mercado", informa. 

Integração concluída

Ainda em relação à rede, Ruggiero informa que o processo de integração da infraestrutura da TIM e da Intelig, iniciado em janeiro deste ano, foi concluído. Com isso, houve uma antecipação do cronograma inicial, o qual previa que a iniciativa só seria finalizada em junho.

Como parte do processo de integração, a TIM atualizou cerca de 500 mil quilômetros de fibra ótica e espera uma economia de até 250 milhões de reais ao ano.

Telefônica quer que PT aumente participação na Vivo


Segundo Wall Street Journal, empresa espanhola começará campanha maciça para convencer acionistas, inclusive nos EUA.

A Telefonica S.A. planeja nesta semana pressionar a Portugal Telecom (PT) para que ela aceite sua oferta pela participação na Vivo, intensificando a disputa pelo controle da operadora. As informações são do jornal Wall Street Journal.

Segundo a publicação, a partir da próxima quarta-feira (26/5), a Telefonica  começará uma campanha itinerante para convencer os principais acionistas da companhia portuguesa, e também os investidores norte-americanos do fundo BlackRock, a aceitar a sua oferta de 8,26 bilhões de dólares pelo controle da Vivo. Tal ação é fundamental para que a empresa espanhola – que detém 10% de participação na Portugal Telecom – aumente sua escala e integre serviços no setor de telecomunicações brasileiro.

Atualmente, Portugal Telecom e Telefonica compartilham o controle acionário da Brasilcel, holding que detém cerca de 60% da Vivo. A parceria existe desde 2001, mas cada empresa já tentou a parte da outra. A PT tem resistido às pressões da colega espanhola, uma vez que considera a Vivo um ativo estratégico e vê o Brasil como um mercado-chave. Leia mais no IDG Now!

Claro pode se aliar a Vivo contra Telefônica


Carlos Slim quer comprar uma participação no capital da Portugal Telecom, uma das controladoras da Vivo. Telefônica prepara oferta hostil.

Com as tentativas da Telefônica de comprar a participação da Portugal Telecom (PT) no controle da Vivo, a empresa portuguesa estuda vender uma participação de seu capital ao mexicano Carlos Slim, dono da Claro. O objetivo é travar as ofertas dos espanhóis, que já ameaçam apresentar uma oferta hostil pela compra da PT.  As informações são do jornal Brasil Econômico.

Segundo o diário, ainda não se sabe quanto Slim investiria na PT, mas fontes próximas ao negócio informam que ele quer impedir a todo custo que a Telefônica assuma o controle da Vivo, principal rival da Claro no Brasil. Inclusive, ele já teria representantes em Lisboa preparando a aquisição acionário junto aos portugueses.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip