Windows Mobile despenca e é superado pela primeira vez pelo Android

Sistema da Microsoft caiu de 10,2% de participação no mercado para 6,8%; software do Google saltou de 1,6% para 9,6%.

O instituto de pesquisas Gartner divulgou dados sobre o primeiro trimestre no mercado de smartphones que mostram que o sistema da Microsoft foi atropelado pelo Android e pelo iPhone. Os sistemas do Google e da Apple ampliaram suas participações de mercado de 1,6% para 9,6% e de 10,5% para 15,4%, respectivamente.

Já os aparelhos com Windows Mobile viram seu market share cair de 10,2% para 6,8%, com 3,7 milhões de unidades. A chegada de celulares com Windows Phone 7 não aconteceu a tempo de melhorar esse cenário.

Os aparelhos com Symbian (sistema utilizados por smartphones de baixo custo da Nokia) lideram, com 24,1 milhões de unidades comercializadas (contra 17,8 milhões registrados há um ano). Apesar disso, a plataforma não cresce no mesmo ritmo dos competidores. Tanto que sua participação de mercado caiu de 48,8% para 44,3%.

Os celulares inteligentes da RIM (Research in Motion), fabricante do BlackBerry ,ficam em segundo, mas também com queda no market share, de 20,6% para 19,4%. Apesar disso, com 10,5 milhões de unidades, a empresa aparece como o quarto maior fabricante de telefones móveis do mundo.

De acordo com o instituto, Android e iPhone OS foram os grandes vencedores no primeiro trimestre de 2010 no mercado de smartphones. Foi o período mais forte da Apple já registrado, com vendas para usuários domésticos crescendo 112,2%, com 8,3 milhões de unidades vendidas.

Já o Android viu suas vendas na América do Norte subirem nada menos que 707%, em relação ao mesmo período do ano passado, com 5,2 milhões de unidades vendidas. Vale lembrar que quando você parte de um número pequeno, porcentagens com três dígitos são mais fáceis de atingir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip