Z6xx da Intel querem bater chips ARM


A Intel está realmente se esforçando para entrar nos smartphones e deixar de dominar apenas notebooks e netbooks. Por isso, lançou ontem os chips Z6xx, apelidados de "Moorestown".

O ponto forte dos chips é a voltagem ultrabaixa. Segundo a Intel, eles gastam apenas 5% da energia dos atuais Atom: consomem 115 miliwatts para navegar na web e um terço do empregado pelos Atom para rodar vídeo. Ao mesmo tempo, ela promete que eles serão parrudos o suficiente para rodar entre 1.2 GHz (smartphones) e 1,9 GHz (tablets) e exibir vídeos em 1080p. A construção é feita usando tecnologia de 45 nanômetros.

Curiosamente, a Intel não anunciou quais smartphones serão movidos pelos chips. A informação é de que eles suportarão Android e MeeGo/Moblin. O Windows Phone 7 misteriosamente não estava na lista, embora a Intel também pretenda estar pronta para ele. Quem sabe no futuro?

Mas a grande questão é se eles conseguirão competir com a arquitetura da concorrência, a ARM. O Droid, o Nexus One e o EVO 4G da HTC têm chips feitos com base nesse modelo. Até o A4 do iPad é construído em cima do modelo ARM. A Qualcomm, por exemplo, ainda não chegou aos 1,5 GHz, mas está trabalhando nisso. Atualmente, seu Snapdragon tem 1 GHz. Além disso, a duração de bateria demonstrada ontem decepcionou. Eram prometidas anteriormente 24 horas de produtividade e agora se viu que os chips aguentam apenas 5 horas de navegação na web.

Os aparelhos com os chips devem começar a aparecer ainda este ano. Enquanto isso, a ARM está querendo aparecer em vídeos como este abaixo, em que um robô de Lego ligado a um Droid soluciona um cubo mágico em apenas 25 segundos. O recorde de um humano bate nos 20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip