Fujitsu e Toshiba se unirão em celulares

Reuters

Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 12h06

TÓQUIO - As companhias japonesas Fujitsu e Toshiba anunciaram nesta quinta-feira planos para unir seus negócios com telefonia móvel em outubro, criando a segunda maior fabricante de celulares do Japão, onde o mercado de celulares vem encolhendo a ritmo acelerado.

A fusão ajudará as duas fabricantes de eletrônicos a dividir custos, mas a nova empresa formada não deve representar uma ameaça imediata a líderes globais como Nokia e Samsung Electronics.

Analistas estimam um aumento do movimento de consolidação no Japão, onde muitas fabricantes de celulares estão rivalizando em um mercado decadente. Após a fusão anunciada nesta quinta-feira, seis grupos permanecerão no mercado japonês de telefonia móvel, contra 10 há três anos.

A Fujitsu terá participação majoritária na joint venture, entre 70 e 80 por cento, de acordo com o jornal Nikkei, o que segundo um analista poderia pressionar seus ganhos no curto prazo, mas beneficiá-la mais adiante.

"Para a operação de telefonia móvel da Fujitsu... entrar em um negócio com prejuízo de cerca de 10 bilhões de ienes, mesmo que essa perda diminua este ano, será negativo do ponto de vista de ganhos", afirmou Yuichi Ishida, analista na Mizuho Investors Securities.

"Mas este seria um adicional tanto para a Fujitsu quanto para toda a indústria, porque a Fujitsu está fora do mercado de smartphones e a indústria precisa de consolidação", acrescentou.

O Deutsche Securities afirmou esperar que as vendas de celulares de Toshiba e Fujitsu superem 300 bilhões de ienes no ano fiscal que se encerra em março de 2011. A nova companhia ocupará a segunda posição no Japão, atrás da Sharp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip