Horizon Fuel Cells lança carregador à base de água

por Felipe Maia

É capaz que a empresa Horizon Fuel Cells tenha iniciado neste mês um novo momento no uso de energias limpas e renováveis. Ou não. O abre-alas desse tempo seria o MiniPak, um dispositivo portátil que carrega baterias a partir da água.

O conjunto pilha + transformador não seria tão relevante se não fossem dois motivos: seu funcionamento e o preço. O princípio da MiniPak é semelhante ao experimento de Alexandre Volta, mas não envolve substâncias tóxicas ou metais pesados — os elementos mais nocivos ao planeta no caso das baterias comuns.

A tecnologia da Horizon consiste, basicamente, numa solução de hidreto que absorve o hidrogênio da água e realiza a transformação em energia elétrica, transmitida por uma porta USB. A potência do dispositivo é de 1,5W a 2W e cai bem para gadgets do dia a dia, como MP3 players, smartphones, celulares, etc. Seu tamanho não difere muito do tamanho destes produtos.

A Horizon afirma que um cartucho do carregador tem 12Wh, o equivalente a mil baterias AAs. Ao contrário delas, no entanto, eles podem ser reciclados e seus resíduos são apenas vapor de água. O kit do MiniPAK vem com duas pilhas e o carregador em si, a um preço de 100 dólares. Um valor bem razoável por aquilo que o produto se propõe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip