Microsoft quer distribuir 'milhares' de smartphones com Windows Phone 7

Por Network World/EUA
Publicada em 18 de junho de 2010 às 09h15

Oferta, no entanto, é restrita aos desenvolvedores da plataforma. E nem eles sabem ainda como a distribuição, prevista para julho, se dará.

A Microsoft confirmou que "muitos milhares" de smartphones com uma pré-versão do Windows Phone 7 serão distribuídos para desenvolvedores selecionados a partir de julho, mas a confusão sobre como isso será feito continua.

Na conferência TechEd, no começo de junho, o Windows Phone 7 teve um papel menor em comparação com a cloud computing. Mas Terry Myerson, chefe de engenharia da Microsoft para o Windows Phone 7, contou a sua audiência durante uma das sessões que os celulares para aplicações de teste estariam disponíveis em julho.

Desde então, quase não houve explicações sobre o processo ou o critério de seleção desses desenvolvedores.

Os desenvolvedores estão tentando preencher as lacunas por conta própria. "Meu entendimento é que os desenvolvedores candidatos a receber o aparelho são aqueles que já publicaram aplicativos para o Windows Mobile 6+" no catálogo online existente do Windows Mobile, disse Kevin Hoffman, blogueiro e autor de diversos livros sobre desenvolvimento em Windows.

Pelo menos a intenção da Microsoft é clara: entregar os celulares para desenvolvedores - de grandes estúdios independentes de software a empresas de uma ou duas pessoas, incluindo aí os criadores de games - que estejam investindo seriamente em, e trabalhando com, o código atual pré-beta e as ferramentas de desenvolvimento do Windows Phone 7.

Pelo emulador
Ter aparelhos funcionais nos quais carregar, testar e depurar aplicativos Windows Phone 7 é algo crítico para muitos desenvolvedores, mas não para todos. Atualmente eles usam um programa emulador bem conceituado, que vem incluído em várias ferramentas de desenvolvimento para o Windows Phone, e que roda num PC com Windows.

O emulador imita o celular, incluindo sua interface touch. Mas para projetar e ajustar uma aplicação touch para este que é um sistema radicalmente reprojetado, não há substituto para um celular real.

Estes aparelhos "não terão a qualidade de um produto de consumo - eles são feitos para teste e avaliação do Windows Phone Marketplace, a ser inaugurado no fim do ano", afirma uma mensagem publicada em blog por um funcionário da Microsoft, Brandon Watson, que descreve seu papel como "atualmente responsável pela equipe de Experiência do Desenvolvedor para o Windows Phone 7".

Celulares destravados serão oferecidos aos desenvolvedores, para compra, mais tarde ainda este ano, depois do lançamento inicial do Windows Phone 7 e do surgimento da primeira safra de aparelhos equipados com o sistema, o que deverá ocorrer em meados de outubro.

No momento da publicação deste texto, no entanto, nenhum anúncio formal do programa de distribuição de smartphones foi publicado no blog oficial do Windows Phone (na verdade, nada foi postado lá desde 7 de junho), nem no site principal para desenvolvedores do Windows Phone.

Mas uma porta-voz de relações públicas da empresa disse a Watson que vai publicar alguns detalhes e explicações entre quinta (17/6) e sexta-feira (18/6), no blog para desenvolvedores do Windows Phone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip