LG TV Phone tem TV digital interativa

Vamos supor que você esteja assistindo um jogo da Copa do Mundo no celular e esqueça qual é a escalação de um time ou queira participar de uma enquete sobre a competência de Dunga. Isso tudo sem parar de ver a partida. Não vai ser preciso fechar o aplicativo da TV digital e abrir outro, nem ligar o computador para conseguir. O LG TV Phone, ou GM600, lançado hoje, traz aplicativos interativos para a TV digital no celular. Nós já colocamos as mãos no aparelho para ver como isso funciona.

Em primeiro lugar, a emissora tem que gerar conteúdo para esse tipo de aparelho. Se ela tiver algum, um ícone vermelho com o símbolo "i" aparece no canto superior direito da tela, durante o programa. Para ver o conteúdo interativo, é nele que se deve tocar.

O ícone demora um pouco para aparecer, pois chega a ficar um minuto carregando. Depois do clique, a imagem passa a ocupar um espaço menor da tela e o aplicativo aparece. Por causa do tamanho da tela do celular (3 polegadas), a experiência acaba não sendo tão intuitiva. Os botões são pequenos, e quem tiver os dedos grandes com certeza vai sofrer. Felizmente, tudo responde bem ao toque, apesar do tamanho reduzido.

Por enquanto, somente a Globo lançou seu aplicativo, e, não surpreendentemente, tem a ver com a Copa. Ele mostra escalação, classificação e outros detalhes das seleções. Também dá para participar de enquetes, mandando mensagens SMS com as respostas.

Todo o conteúdo é de graça, menos quando você for usar algum serviço da operadora, como o SMS. O celular avisa quando isso vai acontecer. Portanto, adeus às mensagens do tipo "mande um SMS para o número XXX para votar na enquete". Mesmo com essa praticidade, o tráfego de dados não foi instantâneo em nosso teste, exigindo um pouco de paciência.

A ideia da Globo é ampliar o recurso para outros programas, como o Big Brother. Vai ser mais fácil, por exemplo, votar em alguém para o paredão, clicando numa imagem do indicado e mandando SMS automaticamente. Outros aplicativos mais interessantes podem surgir por aí, com conteúdo exclusivo para celular.

Outras emissoras também estão gerando conteúdo, segundo a LG, e haverá aplicativos da Globo e mais canais para outros modelos de celular, conforme eles forem surgindo. Isso também abre portas para uma invasão ainda maior de publicidade no celular, o que já está na mira da Globo.

Confira o review com todos os detalhes do LG GM600. O preço do aparelho sugerido pela LG, desbloqueado, é de 699 reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip