Nokia usará Linux em celulares N-series


Reuters
Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 09h23


Reuters
Nokia usará Linux em celulares N-series
As versões do sistema operacional Linux, incluindo também o Android, do Google, LiMov e Palm webOS, têm ganhado força entre dispositivos móveis.

HELSINKI - A Nokia utilizará o sistema operacional Linux MeeGo em modelos da linha de celulares N-series na expectativa de que a nova plataforma dê mais força para a companhia enfrentar rivais como a Apple e o Google.

Os modelos N-series foram a joia da coroa da Nokia há anos e dominaram o mercado de smartphones até a chegada do iPhone da Apple em 2007.

O próximo importante smartphone da Nokia, o N8, será o último modelo N-series equipado com sistema Symbian. Essa plataforma continua a ser líder no mercado de smartphones, mas perdeu terreno nos últimos anos com o surgimento do iPhone.

"Mais adiante, os dispositivos N-series serão baseados no Meego", disse o porta-voz da Nokia, Doug Dawson.

Em fevereiro, a Nokia e a Intel revelaram planos de criar o Meego, fundindo as plataformas Linux Maemo da Nokia com a Moblin da Intel, que também é baseada no Linux.

"A confirmação de que o Meego será usado para os dispositivos N-series mostra que a Nokia está apostando nesta plataforma para bater os rivais mais sofisticados, como o iPhone da Apple", disse Ben Wood, diretor de pesquisa da consultoria britânica CCS Insight.

As versões do sistema operacional Linux, incluindo também o Android, do Google, LiMov e Palm webOS, têm ganhado força entre dispositivos móveis.

No primeiro trimestre, a participação de mercado total de celulares Linux subiu para 14% contra 8,5% um ano atrás, segundo a empresa de pesquisa Gartner.

O Linux é o mais popular tipo de sistema operacional de código aberto para computadores. Seu rival direto em PCs é o Windows da Microsoft, que cobra licenças de uso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip