Droid X travará se for hackeado


O Android é um sistema livre. Mas isso não significa que ele possa ser hackeado à vontade em qualquer smartphone. É o caso de um aparelho da Motorola. A fabricante incluiu no novíssimo Droid X um chip para bloqueá-lo caso o dono tente instalar outro sistema operacional.

Segundo o Android Police, a tecnologia usada pela Motorola é a eFuse. Ela impede que outro sistema operacional não previsto pela Motorola seja instalado no telefone. O chip eFuse contém uma memória ROM programável que, antes do boot, checa a versão do sistema operacional. Se os dados não corresponderem ao que está programado no eFuse, ele corrompe o inicializador. Resultado: o Droid X se autodestrói e não é mais possível ligá-lo.

O hacker que enfrentar a situação só tem uma alternativa: visitar uma loja da operadora Verizon, que envia o celular à Motorola, onde ele ganha vida novamente (e provavelmente cobra por esse serviço). Mas não há dúvidas de que ele voltará com o eFuse de novo, certo?

A resposta da Motorola é que as coisas no Droid X são assim por um motivo comercial. Ela pede desculpas a qualquer usuário que se sinta frustrado. A Motodev, rede de desenvolvimento da Motorola, recomenda a compra de outro aparelho caso o usuário queira fazer customizações em um Android. Pode ser um Nexus One, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip