Surge o primeiro trojan-SMS para smartphones Android

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, o malware se disfarça de player multimídia e envia SMSs para serviços premium.

A empresa de segurança online Kaspersky Lab diz ter descoberto o primeiro vírus para Android transmitido via SMS. O trojan (cavalo de Tróia), nomeado como Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer, já infectou muitos dispositivos, diz comunicado da companhia.

O novo malware contamina smartphones Android disfarçando-se de um simples player multimídia. O usuário pensa estar instalando um arquivo de apenas 13KB, com a extensão .apk. 

O trojan usa o telefone para enviar SMSs para serviços premium, controlados pelos cibercriminosos, sem que o usuário saiba – ele só descobre ao receber a conta. 

A categoria de trojan-SMS é, atualmente, a mais comum em smarpthones, mas o Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer é o primeiro específico para Android, diz a Kaspersky.

"O IDC já apontou que os dispositivos Android são o de venda mais rápida atualmente. O resultado disso é que veremos um crescimento proporcional no malware para essa plataforma", disse Denis Maslennikov, gerente do grupo de pesquisa móvel da Kaspersky Lab.

A empresa recomenda aos usuários prestarem atenção a que serviços um aplicativo solicita acesso ao ser instalado. Isso pode incluir autorização para serviços premium, que cobram pelo envio de SMS, além de permissão para fazer chamadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip