WiMAX "2.0" ficará pronto em novembro


Destaque da nova versão desta tecnologia está na velocidade, que alcançará média de 100 Mbps.

Enquanto a tecnologia LTE (ou 4G, se preferir) começa a funcionar nas principais operadoras dos EUA em 2011, o WiMAX Forum espera que o desenvolvimento do padrão WiMAX 2 seja finalizado em novembro deste ano, com chegada ao mercado até o início de 2012.

Declan Byrne, diretor de marketing do grupo WiMAX Forum, diz que o padrão WiMax 2, formalmente conhecido como 802.16m, está sendo elaborado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A entidade está de olho nos dispositivos certificados ao longo de 2011. A partir deles, o grupo espera que os provedores de internet iniciem a implantação do padrão comercial ao longo de 2012, quando as operadoras norte-americanas dos EUA, como a AT&T e a T-Mobile, começarão a oferecer serviços LTE no país.

A segunda versão do WiMAX será significativamente mais rápida que a antecessora. Mohammad Shakouri, vice-presidente do WiMAX Forum, disse que o objetivo deste novo padrão é fornecer velocidades médias de mais de 100 Mbps para os usuários. Para efeito de comparação, a velocidade da primeira versão desta tecnologia, oferecida pela operadora Sprint Xohm, varia entre 3,7 e 5 Mbps.

No entanto, ainda que o WiMAX 802.16m dê um grande impulso no quesito velocidade, não espere que sua cobertura passe dos atuais 31 km² por ponto de acesso.

O WiMAX 2 será compatível com o seu antecessor, cujo o padrão 802.11e é atualmente utilizado pelos operadores dos EUA. Isso significa que quando as provedoras norte-americanas realizarem o upgrade para a nova versão, elas serão capazes de fazer isso a um custo relativamente baixo e com o mínimo de interrupção.

Tanto o WiMAX quanto o LTE aumentaram ainda mais seu interesse no mercado de transmissão de dados depois que um estudo da Cisco previu que o tráfego na internet móvel vai duplicar a cada ano entre 2010 e 2013, quando totalizará uma média de 2,2 milhões de terabytes por mês. A Cisco projeta ainda que a demanda que puxará o aumento deste tráfego virá da área de vídeos, que representará cerca de 64% de todo o movimento de dados mobile em 2013, com números de 1,3 milhão de TB por mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip