Acústica pode transformar celular antigo em smartphone


Pelo menos no que diz respeito à tela sensível ao toque.

Por Nátaly Dauer

Uma empresa britânica desenvolveu um modo que permite a donos dos pejorativamente chamados "dumbphones" terem seu próprio smartphone. Com o software TouchDevice, os antigos aparelhos cheios de botões podem chegar perto dos mais novos e caros, com tecnologia touchscreen.

Como não precisa de nenhum hardware adicional, o TouchDevice pode – na teoria – transformar qualquer aparelho convencional em um smartphone. A empresa britânica Input Dynamics, desenvolvedora do TouchDevice, garante que o programa possibilitará aos usuários navegarem por menus ou na internet e darem zoom em imagens, tudo com o toque dos dedos, ou melhor, com o som deste toque.

O criador da invenção, Giovanni Bisutti, explicou ao site New Scientist como o software trabalha. Cada local da tela de um aparelho emite um som único e característico ao ser tocado. Assim, analisando o som captado com o microfone do próprio telefone e analisando seus padrões, o programa pode identificar de qual região ele é proveniente, com resoluções de até 1 cm².

Todos os aparelhos que forem rodar o software deverão passar por um treinamento, que irá ensinar ao TouchDevice com qual região cada som está relacionado e qual função o toque representará.

A empresa promete que os algoritmos ainda serão refinados e que, no futuro, será possível reconhecer toques simultâneos nos aparelhos, levando a tecnologia "multi-touch" aos "dumbphones". Por enquanto, nenhuma empresa assinou com a Input Dynamics para colocar o software em seus aparelhos, mas Bisutti afirma que ele já conversa com grandes nome do setor.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip