Android e Samsung lideram rankings de participação de mercado nos EUA

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 15 de setembro de 2010 às 16h49
Atualizada em 15 de setembro de 2010 às 16h51

Plataforma da Google foi a única que cresceu na média do trimestre encerrado em julho, aponta comScore; Samsung lidera entre fabricantes.

A plataforma móvel Android, da Google, ganhou mais participação de mercado nos Estados Unidos do que a soma das perdas de seus principais rivais, aponta pesquisa da empresa de métricas web comScore.

A plataforma mais popular nos EUA, segundo o levantamento, ainda é a da RIM, com 39,3% do mercado. Apple vem logo atrás, com 23,8%, e a Google aparece em terceiro lugar, com 17%. Microsoft detém 11,8% e Palm (que foi comprada pela HP), 4,9%.

Mas, em crescimento, a Google é quem aparece na frente, com um ganho de cinco pontos porcentuais. Foi a única, aliás, a aumentar sua participação de mercado - fora a Palm, que permaneceu estagnada, todas as outras perderam.

O resultado positivo da Google no mercado de plataformas móveis supera até a soma das perdas das concorrentes. A RIM perdeu 1,8 ponto porcentual; a Apple, 1,3 ponto; e a Microsoft, 2,2 ponto.

Celulares
No ranking de fabricantes de celulares em geral, a Samsung desponta como a que tem maior participação de mercado nos Estados Unidos, à frente de rivais como Motorola, RIM e Nokia.

Segundo o relatório - elaborado com base na média do período de três meses encerrado em julho de 2010 -, a fabricante sulcoreana detém 23,1% do mercado de celulares dos EUA. A LG aparece em segundo lugar, com 21,2%. Em terceiro, com 19,8%, está a Motorola.

A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, aparece em quarto lugar, com 9% do mercado, enquanto a Nokia detém 7,8%.

Na comparação com os resultados de abril, as duas empresas a ganhar mercado em julho foram a Samsung (que ganhou um ponto porcentual) e a RIM (0,6 ponto). Perderam participação de mercado a LG (-0,6 ponto), Motorola (-1,8 ponto) e a Nokia (-0,3 ponto).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip