RIM compra Documents to Go. E a Microsoft perde mais uma chance

Por Tony Bradley, da PC World/EUA
Publicada em 09 de setembro de 2010 às 16h49
Atualizada em 09 de setembro de 2010 às 16h54

Mesmo que o Windows Phone 7 tenha sucesso, não conseguirá mais que 25% do mercado. E o que os outros 75% vão usar como suíte Office móvel?

A Research In Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, confirmou a compra de uma parte significativa da DataViz, bem como propriedade intelectual e os engenheiros responsáveis pelo popular app Documents to Go.

O negócio ajudará a RIM a melhorar a situação da plataforma BlackBerry como ferramenta de produtividade corporativa, mas ao mesmo tempo representa uma grande oportunidade perdida para a Microsoft.

Recentemente, comprei o Documents to Go, da DataViz, para iPhone e iPad. É, de longe, o melhor app que encontrei para trabalhar com documentos do Office em uma plataforma móvel – com a exceção óbvia de simplesmente escolher um aparelho com Windows Mobile ou Windows Phone 7 e usar os apps Mobile Office nativos, desenvolvidos pela Microsoft.

Foco no BlackBerry
Ao procurar uma explicação por trás da interrupção do desenvolvimento de uma versão do Documents to Go para WebOS, o Digital Daily informou que a RIM confirmou ter comprado "alguns dos ativos da DataViz e contratou a maioria de seus empregados para concentrar-se no suporte à plataforma BlackBerry".

A compra permitirá à RIM desenvolver uma integração mais próxima entre o Microsoft Office e seus smartphones BlackBerry, e também com o futuro tablet BlackPad. Mas outras plataformas móveis poderão ter de começar a procurar por uma solução alternativa.

Parece razoável esperar que o desenvolvimento do Documents to Go para outras plataformas móveis terá um destino parecido. A RIM pode não retirar versões do Documents to Go do mercado, mas poderá optar por investir pouco ou nada na manutenção e em melhorias desses aplicativos, deixando os usuários do Documents to Go nos sistemas iOS e Android desaparecerem por atrito. Enquanto isso, faz sentido para a RIM faturar 15 dólares por app móvel enquanto o estoque durar.

Oportunidade perdida
Quem deveria ter comprado a DataViz e o Documents to Go é a Microsoft. Ela deveria ter reconhecido que, mesmo se a plataforma móvel Windows Phone 7 fizer sucesso, nem o melhor cenário lhe permitirá superar 25% de fatia de mercado. Isso deixa 75% dos usuários nas mãos de plataformas concorrentes e com a necessidade de ferramentas que forneçam acesso móvel ao Microsoft Office e ao Outlook.

Ao desenvolver o Mobile Office apenas para sua plataforma móvel proprietária, e com a RIM agora em controle da Documents to Go, os usuários de iPhone, iPad e Android têm mais razões para pelo menos explorar alternativas ao Microsoft Office, tais como a linha de ferramentas de produtividade na nuvem que a Google oferece.

Agora que a Microsoft perdeu a oportunidade de comprar a DataViz e o Documents to Go, a RIM adquire um status ainda mais atraente de alvo para aquisição. Isso faz com que a Microsoft ainda possa comprar seu ingresso para a liderança do mercado de smartphones, obter uma fatia dominante das comunicações móveis corporativas, e conquistar a propriedade intelectual por trás do Documents to Go – tudo ao mesmo tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip