Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2010
Operadora virtual de telecom está perto de se tornar realidadeModelo de negócios permite que empresas de diversos setores ofereçam serviços de telefonia móvel por meio de infraestrutura de terceiros Um dos assuntos mais debatidos no setor de telecomunicações nos últimos anos, o regulamento que estabelece as operadoras virtuais (Mobile Virtual Network Operators, ou MVNOs), foi finalmente colocado em consulta pública pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao apagar das luzes de 2009, no fim de dezembro. O documento esteve no site da agência para análise e contribuições públicas. As MVNOs prometem movimentar o cenário nacional, já que companhias de diversos segmentos, que não necessariamente telecomunicações, poderão utilizar a infraestrutura das operadoras móveis (rede ou frequência) para oferecer serviços de telefonia celular à população.Para analistas, os principais candidatos são empresas varejistas, como Casas Bahia, Carrefour e Magazine Luiza, devido a suas r…
Comissão da Câmara aprova lei que obriga prestação de roamingAprovado na terça-feira (20/4), substitutivo que obriga operadoras móveis a manter acordo para oferta do serviço será agora encaminhado ao Senado. Uma lei em tramitação na Câmara poderá obrigar as operadoras móveis a oferecer serviços de roaming interestadual. O texto foi aprovado nesta terça-feira (20/4) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, será encaminhada ao Senado.

Roaming é a capacidade de o usuário realizar e receber ligações com seu celular quando está fora de sua área de registro. Atualmente, para utilizar o roaming, é preciso que o local de destino do assinante ofereça sinal compativel com a tecnologia de seu celular (GSM, CDMA ou TDMA, por exemplo) - e também que as operadoras dos locais de origem e destino tenham um acordo sobre o serviço.

Com o substitutivo ao Projeto de Lei 4302/08 do deputado Mário Heringer (PDT-MG), aprovado pela Comissão, as operadoras só poderão se isentar…
Nokia lucra 488 milhões de euros no 1.º trimestre de 2010Receita do trimestre, de 9,5 bilhões de euros, é 3% superior à do mesmo período de 2009; 107,8 milhões de aparelhos foram vendidos. O lucro operacional da Nokia alcançou 488 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010 encerrado em 31 de março, informou a empresa nesta quinta-feira (22/4). No período equivalente de 2009, esse resultado foi de 55 milhões.

A receita da Nokia no período foi de 9,52 bilhões de euros, 3% maior que a do mesmo trimestre de 2009, que foi de 9,27 bilhões.Dessa receita, 732 milhões foram provenientes da América Latina - um crescimento de 18% em relação a 2009. É o melhor resultado da empresa de acordo com sua segmentação de mercado.Metade dos 6,7 bilhões de euros em vendas, ou 3,34 bilhões, foi proveniente de aparelhos de convergência móvel, que inclui smartphones e computadores móveis. A proporção reflete o preço médio dos aparelhos de cada categoria: segundo a Nokia, os celulares são vendido…
Maioria dos jovens dorme com celular para enviar SMS à noiteEm 18 meses, o número de jovens que enviam torpedos todos os dias cresceu de 38% para 54%. Garotas enviam 80 torpedos por dia e meninos 30. O apego aos dispositivos móveis é tão grande entre o público jovem que mais de quatro entre cada cinco adolescentes norte-americanos dormem com seus celulares ao lado da cama ou embaixo do travesseiro, informa uma pesquisa da consultoria Pew Internet and American Life Project.

Ter o celular à mão para o envio de uma mensagem de texto (SMS) durante a noite ou usar o aparelho como despertador estão entre as principais razões para dormir com o aparelho, segundo os 800 jovens de 12 a 17 anos entrevistados entre junho e setembro de 2009.

De acordo com a análise, um em cada quatro dos adolescentes acessa a internet pelo celular - índice que seria superior se os planos de dados fossem mais acessíveis, observa a pesquisa - enquanto 54% gravam vídeos e seis em cada dez tocam músic…
Imagem
Caso iPhone 4G: confisco de PCs de jornalista foi ilegal, diz especialistaSegundo a diretora da EFF (organização que defende as liberdades civis no meio digital), Jennifer Granik, a ação desrespeita leis estaduais e federaisEm mais um capítulo da novela "querida, eu perdi meu protótipo de iPhone",  que traz nos papéis principais um engenheiro da Apple com seu "iPhone 4G" e o blog Gizmodo, a EFF (Electronic Frontier Foundation), organização não governamental norte-americana que defende as liberdades civis no meio digital, afirmou que a ação da polícia, que invadiu a casa do responsável pela reportagem publicada no blog, foi ilegal.Em entrevista à Wired, a diretora da EFF, Jennifer Granick, afirmou que o confisco dos computadores da casa de Jason Chen, do Gizmodo, viola tanto leis estaduais como federais.Segundo a lei federal Privacy Protection Act, que regulamenta a questão de proteção da privacidade, não é permitido confiscar material de jornalistas d…
Celulares definem metas para redução de reclamações no prazo de um anoCartas com compromissos estabelecidos pelas operadoras móveis de telecomunicações foram encaminhadas ao Ministério da Justiça. Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça tornou pública hoje as metas assumidas pelas empresas de telecomunicações para reduzir o número de reclamações dos clientes no prazo de um ano.A Claro se comprometeu a reduzir em 15% o número de atendimentos levados aos Procons no ano de 2010. Já a Tim se compromete com a redução de 25%. A Vivo estabeleceu como meta uma redução de 20% no número de atendimentos feitos nos Procons.Cartas com os compromissos assumidos pelos presidentes das empresas foram encaminhadas ao DPDC no primeiro trimestre deste ano, a pedido do órgão.As operadoras de telefonia móvel foram apontadas pelo Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2009, divulgado em dezembro do ano passado, como geradoras de alto número de r…
Anatel abre consulta pública para fornecimento de Wi-Fi e telefonia IPAgência quer modernizar sua rede com centenas de pontos de acesso e milhares de terminais IP; prazo para manifestação vai até 5 de maio. A Anatel publicou nesta quinta-feira (22/4), no Diário Oficial, o aviso de abertura da Consulta Pública n.º 14, que visa a modernização da rede Wi-Fi e da infraestrutura de telefonia da agência.

A minuta da consulta pública faz referência a três lotes: um para estrutura de rede, outro para implantação de rede Wi-Fi e um terceiro para telefonia, cuja infraestrutura será do tipo IP.

No total, a agência prevê comprar no máximo 4 mil aparelhos de telefonia IP e 300 pontos de acesso, entre outros itens.

O prazo para manifestação vai até 5 de maio.

Vasou na rede

Imagem
Surgem na internet detalhes sobre novos smartphones com Windows 7 e Android da DellEmpresa tem modelos para todos os gostos e bolsos Parece que a Apple não é a única empresa que anda perdendo o controle de seus smartphones. O site Engadget relata que informações sobre toda uma linha de aparelhos da Dell vazaram para a Internet, incluindo detalhes sobre um modelo baseado no Windows Phone 7 (Lightning, ou "Raio" em inglês) e três modelos Android. Dell LightningAs imagens são lindas, tenho que admitir - e as especificações também não são de se jogar fora. Tanto o aparelho com Windows Mobile quanto seu equivalente com Android (Thunder, ou "Trovão") tem uma tela OLED sensível ao toque de 4.1 polegadas com resolução WVGA e, presume-se, processador Snapdragon (Qualcomm QSD8250) de 1 GHz, enquanto os outros dois modelos Android são elegantes e finos, com menos de 11 mm de espessura.Dell LightningPlatforma: Windows Phone 7O Dell Lightning é um celular em formato …

Noticias da Hora

Informações sobre toda uma linha de aparelhos foram publicadas na rede, incluindo um modelo com Windows Phone; ao todo, são 5 exemplares.Parece que a Apple não é a única empresa que anda perdendo o controle de seus smartphones.O site Engadget relata que informações sobre toda uma linha de aparelhos da Dell vazaram para a internet, incluindo detalhes sobre um modelo baseado no Windows Phone 7 (Lightning, ou "Raio" em inglês) e três modelos Android.As imagens são lindas, tenho que admitir - e as especificações também não são de se jogar fora. Tanto o aparelho com Windows Mobile quanto seu equivalente com Android (Thunder, ou "Trovão") tem uma tela OLED sensível ao toque de 4.1 polegadas com resolução WVGA e, presume-se, processador Snapdragon (Qualcomm QSD8250) de 1 GHz.Os outros dois modelos Android são elegantes e finos, com menos de 11 mm de espessura. Leia a notícia completa e confira as fotos dos aparelhos na
Imagem
Conheça Bold 9650 e novo Pearl
RIM anunciou nesta segunda-feira, em na WES 2010, o lançamento de dois smartphones e da versão 5.0 da plataforma de comunicação unificada Mobile Voice System.Uma das novidades é o primeiro celular CDMA da l inha Bold, o 9650. O telefone é 3G e funciona tanto em redes EVDO (CDMA), quanto HSPA/UMTS (GSM). O Bold 9650 tem Wi-Fi (b e g) e GPS embarcados, memória flash de 512MB e vem com cartão microSDHC de 2GB. A memória do aparelho pode ser expandida a até 32GB e ele conta com câmera de 3.2 megapixels.O segundo modelo anunciado pela RIM é o Pearl 3G. Trata-se da nova geração do modelo mais compacto.O aparelho vem com Wi-Fi e é compatível com os padrões b, g e n - é o primeiro fabricado pela RIM compatível com o padrão n. Ele será produzido com duas versões de teclado.O novo Pearl tem memória flash de 256 MB que pode ser expandida para até 32 GB, por meio de cartão micro SD/SDHD. Ele conta com GPS e câmera de 3.2 megapixels.Tanto o Pearl 3G quan…
Imagem
Fundador da RIM fala para analistas e avisa que OS 6.0 chega em breve
Mike Lazaridis, falou com diversos analistas hoje aqui em Orlando na WES 2010, durante o evento, ressaltou números e estatísticas, apresentou uma prévia do que viria a ser o OS 6.0.Alguns pontos que merecem atenção:1 milhão de downloads por dia na App WorldRealmente teremos OS 6.0 Mais novidades, em breve aqui no blog