Próximos iPhones serão compatíveis com rede 4G

Suporte pode significar chegada do smartphone à maior operadora da China, com 600 milhões de usuários

As próximas versões do iPhone terão suporte para a rede de quarta geração (4G, novo padrão que alcança velocidades maiores para transmissão de dados, com capacidades de até 1Gbps segundo testes recentes) da China Mobile, maior operadora chinesa, um sinal de que a empresa finalmente oferecerá o famoso smartphone para seus cerca de 600 milhões de usuários.

O diretor da operadora, Wang Jianzhou, noticiou o desenvolvimento na última quinta-feira, 19/5, de acordo com uma porta-voz da companhia. Apple e China Mobile chegaram a um acordo sobre o desenvolvimento da Long-Term Evolution (LTE), uma tecnologia 4G que pode permitir que telefones móveis troquem dados a velocidades mais rápidas.

Quando a "maçã" lançar seus iPhones feitos para redes 4G, os aparelhos trarão suporte para a versão da operadora chinesa dessa tecnologia, conhecida como LTE TDD (Time-Division Duplex), disse Wang.

iphone4390b

Acordo com China Mobile permite à Apple oferecer seu produto a cerca de 600 milhões de usuários

A China Mobile discute com a Apple desde 2007 uma possível venda do iPhone no país. Parte dessas conversas girou em torno da tecnologia de terceira geração da operadora, conhecida como TD-SCDMA (Time Dividion Synchronous Code Division Multiple Access). Se a Apple fosse vender um iPhone para uso na China Mobile, a fabricante teria que alterarar os aparelhos para que eles pudessem usar a rede da operadora.

A ausência de um iPhone oficial entre as ofertas de smartphones da China Mobile deu a sua rival Unicom uma vantagem no mercado, segundo especialistas. Atualmente, a Unicom, que possui cerca de 170 milhões de clientes, é a única operadora naquele país a vender oficialmente o telefone da Apple.

A Apple não se manifestou sobre o assunto. No passado, a companhia afirmou que a China, incluindo Hong Kong e Taiwan, é o mercado de crescimento mais rápido para seus iPhones. Mas até o momento não se falou nada sobre quando um iPhone 4G chegaria ao mercado.

A China já começou a realizar testes em grande escala de sua tecnologia 4G LTE TDD. A pesquisa e desenvolvimento do equipamento comercial para as novas redes serão completados em 2012, mas ainda não está claro quando essas redes estarão disponíveis para verdadeiro uso comercial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip