Windows Phone 7 vende menos que plataforma Bada, afirma instituto

SO da Microsoft ainda não decolou e foi ultrapassado por rival menor. Android consolida sua liderança global em smartphones e Nokia continua caindo.

Segundo o último levantamento divulgado pelo instituto Canalys, apenas 2,5 milhões smartphones com Windows Phone 7 foram distribuídos no primeiro trimestre deste ano. O sistema da Microsoft foi ultrapassado até pelo Bada, da Samsung, e está com menos de 2,5% do mercado.

"A Samsung entregou 3,5 milhões de dispositivos com o SO Bada, superando em mais de um milhão o desempenho do Windows Phone", afirma o comunicado do instituto. "Essa conquista sugere que há ainda espaço para outras plataformas, e que as fabricantes podem se beneficiar ao manterem o controle sobre os softwares".

A Canalys informou, também, que 101 milhões de smartphones foram enviados às lojas nos três primeiros meses de 2011 – ante 55,2 milhões no mesmo período de 2010. O Android lidera, por ser responsável por 35,7 milhões deles – 35% do setor. Está na frente do Symbian, da Nokia, que, embora tenha vendido 13% a mais do que no ano passado, viu sua participação cair de 39% para 25%.

"A Nokia está sob forte pressão no segmento de smartphones, enquanto altera sua estratégia, sua plataforma e sua equipe", disse Pete Cunningham, analista do instituto. "Seu alcance global, no entanto, não pode ser subestimado, pois a empresa é líder em 28 países, incluindo a China, onde cresceu 79%, chegando a 8,9 milhões de unidades distribuídas no trimestre".

O iPhone – apesar de ser um aparelho caro – continua sua ascensão, e tem 19% do mercado. Por outro lado, o BlackBerry, da Research In Motion (RIM), está em queda e dificilmente recuperará a terceira colocação em um futuro próximo.

Historicamente, os Estados Unidos são o país onde mais smarphones são comercializados, e no primeiro trimestre deste ano não foi diferente. Lá, o Android também lidera, com 49% do mercado. Já o iPhone tem 31% - cresceu 150% - índice que só foi possível por não ser mais um produto exclusivo da operadora AT&T.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip