Apple supera Nokia como maior fabricante de smartphones

Apple supera Nokia como maior fabricante de smartphones

Companhia finlandesa registrou queda de 34% nas vendas no trimestre, enquanto a "maçã" teve vendas recordes no período; 20,4 milhões contra 16,7 milhões de unidades.

Por Redação Macworld Brasil
21/07/2011

Finalmente aconteceu: a Nokia perdeu a liderança no mercado de smartphones para a rival Apple, após um segundo trimestre (Q2) muito ruim, em que registrou 34% de queda na vendas de seus telefones inteligentes.

Segundo informações da agência Reuters, a empresa finlandesa vendeu 16,7 milhões de smartphones contra 20,3 milhões de iPhones vendidos pela Apple no mesmo período.

Como a aponta a agência, a Nokia foi pioneira no mercado com a criação do seu primeiro modelo Communicator em 1996. No entanto, a companhia não conseguiu acompanhar o sucesso do rivais iPhone, Android e BlackBerry.

Windows Phone

As vendas dos smartphones da Nokia têm desacelerado desde que anunciou, em 11 de fevereiro, a futura adoção do Windows Phone, da Microsoft, em seus smartphones, num sinal de que o Symbian OS utilizado em seus aparelhos atuais teria chegado a um beco sem saída.

O preço médio de venda dos smartphones da Nokia caiu 3% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, reflexo do corte de preços efetuado para atrair consumidores. As vendas de celulares menos sofisticados caíram 20%, para 2,55 bilhões de euros, com uma queda semelhante em volume.

O mau resultado foi amortizado, em parte, pelo crescimento das vendas na joint venture de infraestrutura de rede Nokia Siemens Networks. A fatia da Nokia na receita da empresa aumentou 20%, para 3,64 bilhões de euros, enquanto o prejuízo operacional caiu para 111 milhões de euros, menor que os 179 milhões registrados há um ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip