Smartphone no Brasil já é um "produto de massa", diz pesquisa

Segundo estudo feito por W/McCann e Grupo .Mobi, aparelho é usado por 30,3% dos internautas; metade foi comprada há seis meses ou menos

Utilizado por quase um terço dos internautas brasileiros, o smartphone já atingiu a massa e sua adoção deverá ser ainda mais acelerada nos próximos meses, conclui um estudo realizado pela W/McCann e Grupo .Mobi a partir de pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Mediact.

Os 30,3% de internautas que disseram ter um smartphone indicariam a existência de 19 milhões de smartphones no Brasil, avaliam as empresas no relatório "Consumidor Móvel 2011" divulgado na semana passada. O uso de smartphone é maior entre os que trabalham e estudam, com penetração de 35,2%. Entre os que apenas trabalham, a penetração é de 33,8% e entre os que apenas estudam, 24,2%.

Dos donos de smartphone, metade comprou seu aparelho há seis meses ou menos e 31,5% pretendem trocá-lo nos próximos seis meses. Entre os que têm aparelhos convencionais, o índice dos que pretendem trocá-lo nos próximos seis meses também é alto: 44,4%. Além disso, 66% dos entrevistados afirmaram pretender comprar um tablet.

Entre as classes sociais, 49,7% dos pertencentes à classe A disseram ter um smartphone. Na classe B esse número foi de 33,5% e na C, de 19%. Já na distribuição por idade, os smartphones estão mais presentes entre os usuários de 25 a 34 anos (34,6%) e entre 35 a 44 anos (33,2%). A pesquisa ressalta ainda que o smartphone está presente em todas as faixas etárias. Mesmo na categoria de menor penetração - entre 55 e 59 anos -, um em cada cinco pessoas (21,1%) afirmou ter um smartphone.

Internet móvel
O estudo revelou ainda que 40,8% dos entrevistados acessam a Internet pelo celular. Essa atividade é mais popular entre os que têm entre 25 e 34 anos (49%).

As redes sociais, por sua vez, são acessadas por 33,9% dos pesquisados. O Orkut é mais acessado pela classe C (56,4% do total de acessos ao site vêm desta classe), enquanto o Facebook é mais acessado pela classe A (59,6% das pessoas que acessam o site). O Twitter, por sua vez, tem uma distribuição mais regular entre as classes (38,6% vêm da A, 38,4% da B e 31,3%, da C).

Em relação a marcas, a maioria dos entrevistados (35%) disse utilizar aparelhos Nokia. A marca Samsung aparece em segundo lugar, com 17,8%, seguida da LG (13%) e da Apple (10,9%). No entanto, quando perguntados se acessavam a Internet pelo celular, os usuários da Apple lideraram (97,4%), seguidos pelos da LG (89,4%) e da Nokia (88,5%).

Os usuários da Apple também são os que acessam a Internet com mais frequência (75,55% acessam diariamente) e os que mais utilizaram o celular para comprar em sites de comércio eletrônico (62,6%).

Para elaboração do estudo foram feitas mil entrevistas com homens e mulheres entre 14 e 59 anos das classes A, B e C, todos donos de celular, em sete centros urbanos do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Recife e Manaus).



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